Guarda Municipal já testa rádios com tecnologia digital

Publicada em 23/10/2015 às 15:46

Depois de 45 dias do anúncio do prefeito Pedro Bigardi sobre a substituição dos rádios analógicos por digitais, o efetivo da Guarda Municipal iniciou, nesta sexta-feira (23), o período de treinamento, que busca a adaptação à nova tecnologia. A estreia do equipamento está prevista para dezembro.

Os novos rádios digitais vão substituir os analógicos. A substituição atende a exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que determina a mudança do sistema em todos o País, independentemente da área de atuação, até 2017.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura contabiliza 165 ações em menos de três anos
‘Crack, É Possível Vencer’ é discutido com diretores de escolas estaduais

GM com rádio digital que em breve será novo instrumento de trabalho de todo efetivo

GM com rádio digital que em breve será novo instrumento de trabalho de todo efetivo

O sistema de radiocomunicação de última geração que vai ser utilizado pela GM é apontado como o melhor do mercado mundial do segmento. Os aparelhos têm certificação aprovada pelo exército norte-americano após intermináveis testes.

O subcomandante da GM, o inspetor Paulo Vicente Soares, explica que esta nova tecnologia de comunicação é um sonho desde 1998. “Na época, tínhamos o desejo por conta de uma cobertura mais ampla, já que houve situações em que a dificuldade de comunicação na Serra do Japi, por exemplo, era grande. Diante da falta de sinal, ficávamos isolados com a cidade”, diz.

Soares conta ainda que, em 2008, houve uma pequena melhora no projeto para a substituição do sistema, mas as conversações não avançaram. Em 2015, após total empenho do prefeito Pedro Bigardi e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), por meio do assessor especial José Carlos Pires, o sonho virou realidade.

“Cada GM vai ter o seu rádio, sem precisar repassar o equipamento na troca de turno”, conta. E Soares vai mais longe: “Não só a qualidade da transmissão fica mais nítida e eficaz como também é imprescindível para a segurança pública e para o guarda municipal nos dias de hoje”, relata.

O guardas municipais de Jundiaí vão trabalhar com três modelos de rádio DGP e DGM, móveis e fixos, que vão possibilitar o aumento da área de cobertura em até 60%. Por meio do serviço, vão poder compartilhar as informações com a nova tecnologia com outras cidades da região. Os antigos rádios analógicos das viaturas já foram trocados pelas digitais.

Luciano Guerino
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/23/guarda-municipal-ja-testa-novos-radios-com-tecnologia-digital/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original