Delegados do Plano Diretor abrem debate dos ajustes

Publicada em 28/10/2015 às 16:33

Com participação absoluta dos 61 representantes da comunidade indicados como delegados no 2º Fórum do Plano Diretor Participativo, as oficinas de ajustes abertas nessa segunda-feira (26) mostram o forte compromisso na construção de um plano adequado para os desafios do crescimento sustentável de Jundiaí nos próximos dez anos.

Participam 31 delegados dos movimentos sociais por regiões de moradia, dez delegados dos empresários, oito delegados dos sindicatos de trabalhadores, oito delegados das entidades acadêmicas e profissionais e quatro delegados de organizações não-governamentais, além da equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

MAIS PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO
Novo Plano Diretor projeta a Jundiaí do futuro
Plano Diretor Participativo faz ‘escuta’ na Prefeitura
Recursos hídricos são tema de discussão com Comdema
Fase de propostas ao Plano Diretor segue até quinta-feira (29)

 Discussões em grupo marcam ajustes para fase final de debates do Plano

Discussões em grupo marcam ajustes para fase final de debates do Plano

A importância desse plano, que determina o uso adequado do território do município, já havia sido demonstrada na participação também absoluta dos delegados nas oficinas de capacitação realizadas para alinhar o conhecimento de todos, em especial dos moradores não-técnicos, nesse processo final de debate.

Movimentos sociais, empresas, entidades, ONGs e sindicatos participam

Movimentos sociais, empresas, entidades, ONGs e sindicatos participam

Na primeira fase, considerada direta e consultiva, houve mais de 10 mil participações entre questionários enviados em contas de água e escolas, oficinas em bairros, o 1º Fórum e uma fase aberta para propostas com outras 500 participações.

Essa segunda fase passa a ser representativa e deliberativa para a proposta do Executivo, antes de ser enviada ao Legislativo. Depois de indicados no 2º Fórum e participarem das capacitações, os delegados seguem agora a etapa de propostas de ajustes ou mudanças no texto-base. Os consensos serão incorporados e as divergências surgem depois, seguindo para momentos de diálogo orientado.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/28/delegados-do-plano-diretor-abrem-debate-dos-ajustes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original