Especialistas conhecem na FGV a gestão dos resíduos de Jundiaí

Publicada em 06/11/2015 às 17:39

Mostrar como é possível dar a destinação correta ao lixo e até transformá-lo numa fonte de energia ou de economia de recursos que hoje fazem parte da realidade de Jundiaí. Assim o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, atendeu ao pedido da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e discursou para uma plateia formada por mestres, doutores, empresários e especialistas na área. Outras 40 pessoas de vários estados brasileiros também acompanharam a palestra por meio da internet.

LEIA TAMBÉM
Contêiner está em teste no Geresol
Prefeito conhece tecnologias alemãs no Geresol
Com laboratório equipado, Geresol é espaço para conhecimento

Secretário falou do empenho do prefeito Pedro Bigardi para que objetivos fossem atingidos

Secretário falou do empenho do prefeito Pedro Bigardi para que objetivos fossem atingidos

Responsável pela parceria com o governo da Alemanha e a Universidade de Braunschweig para o desenvolvimento e implementação de um mecanismo de tratamento mecânico e biológico destinado aos resíduos sólidos de Jundiaí, Aguinaldo Leite explicou desde o projeto I-NoPa (união dos programas Novas Parcerias e DKTI – Iniciativa Alemã para o Clima e Tecnologia numa parceria entre os governos brasileiro e alemão) até os avanços já conquistados pela administração municipal, a partir de 2013.

“Para que conseguíssemos tudo isso, era necessário termos vontade política, conhecimento técnico e financiamento. O prefeito Pedro Bigardi nos deu todas as condições para isso e hoje já atingimos objetivos como a capacitação dos profissionais, avaliação dos grandes geradores de resíduos no município e várias cooperações técnicas“, comentou o secretário.

O professor de Economia Gesner Oliveira explicou que a palestra destinada ao Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV discute temas relacionados e busca soluções para diversos aspectos. “O secretário Aguinaldo Leite tem um currículo invejável e nos trouxe muitas informações importantes. O trabalho que Jundiaí vem fazendo é referência e agradecemos por essa participação em nosso grupo.”

Meio Ambiente
Os participantes da palestra elogiaram a iniciativa de Jundiaí, principalmente em relação à preocupação ambiental. “Alternativas como essa são exemplo de gestão correta dos resíduos, principalmente quando sabemos que desde 2010 o plano Nacional de Resíduos Sólidos já está em vigor e muitos municípios ainda não o seguem”, destacou Clauber Leite, mestrando da USP (Universidade de São Paulo) e membro da Aliança Resíduo Zero Brasil.

Modelo de gestão de resíduos de Jundiaí foi elogiado no evento

Modelo de gestão de resíduos de Jundiaí foi elogiado no evento

Representante da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Carlos Torini disse ter ficado surpreso com a apresentação. “É gratificante ver uma cidade com esse pensamento aqui no Brasil, ainda mais ver políticos pensando nisso. Agora, basta a conscientização da população sobre o tema para que tudo isso funcione“, comentou.

Ana Lia Leonel, Mestre em Planejamento e Gestão de Território, ficou muito interessada na tecnologia empregada em Jundiaí. “É muito importante conhecermos essas soluções para a formulação de políticas públicas em outros municípios. Que Jundiaí possa compartilhar isso com o maior número de cidades possível.”

Emerson Leite
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/06/especialistas-conhecem-na-fgv-a-gestao-dos-residuos-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original