Festival Especial de Natação movimenta piscina do Bolão

Publicada em 06/11/2015 às 14:03

Com o objetivo de integrar e abranger o acesso ao esporte proporcionando vivências na natação, foi realizado nesta sexta-feira (6), na piscina do Complexo Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca (Bolão), o 15º Festival Regional Especial de Natação (Frena) do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, participou da abertura do festival e elogiou a dedicação dos envolvidos. “O Frena marca o envolvimento de profissionais competentes e dedicados com alunos com grande potencial. É uma confraternização e valorização do esporte que permite momentos bonitos como este, transmitindo uma mensagem de força e superação muito grande”, disse Cristiano.

Como de costume, outras instituições também participaram do festival, entre elas Aldeia da Esperança, Apae de Campo Limpo Paulista, Prefeitura de Vinhedo, Acqua Center, Prefeitura de Cabreúva e Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril). O evento reuniu mais de 130 pessoas em prol da democratização do esporte.

LEIA TAMBÉM
Tênis de Mesa conquista 8 medalhas em Campeonato da CBTM
Equipe de taekwondo conquista 21 medalhas no Open Saltense
Jundiaí recebe a Seleção Brasileira de Futsal e Futebol de Surdos

Festival reuniu mais de 130 pessoas

Festival reuniu mais de 130 pessoas

As atividades foram realizadas em meia piscina, cerca de 20 metros, e as provas foram adaptadas conforme a necessidade dos alunos: uns nadavam com material e ajuda do professor e outros apenas com material.

Todos receberam medalhas de participação

Todos receberam medalhas de participação

Sem caráter competitivo, todos os participantes do Frena foram premiados com medalhas. E eles não escondiam a satisfação. “Isso tudo é muito bom. Eu nado desde pequena e amo piscina. Poder fazer isso com meus amigos me deixa muito feliz”, disse Nayana, atleta da Acqua Center.

“Eles dão show. Já são 15 edições do festival e não me canso de vê-los assim, radiantes com o simples fato de atravessarem uma piscina, cada um com o seu jeito, e ainda ganhar uma medalha. Os professores que estão dentro da água não podem interferir no modo como eles realizam a prova, estão ali somente para conduzir. E os alunos se esforçam muito para chegar até o fim. Todos estão de parabéns”, disse a professora Eliane Carvalho Martho, a Liu, uma das organizadoras do evento.

O festival está dentro da filosofia do Peama, que é dar oportunidades a todas as pessoas com deficiência, para que possam desenvolver e desfrutar de quaisquer atividades seguindo os princípios de superação, determinação, integração e conquista. Além do Frena, o Peama realiza outros festivais, como o Fera de Atletismo, o Frete, para o tênis, o Fefs, do futsal, mostras de dança e capoeira, bocha unificada e o triatlo unificado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/06/festival-especial-de-natacao-movimenta-piscina-do-bolao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original