Saúde apresenta projeto Zooeduca em Campinas

Publicada em 17/11/2015 às 15:50

Equipes da Zoonoses e da Educação durante apresentação

Equipes da Zoonoses e da Educação durante apresentação

A equipe do Núcleo de Educação e Saúde, do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, participou na semana passada de um encontro de educação em saúde, promovido pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), em Campinas (SP). Jundiaí foi um dos municípios convidados a apresentar um projeto de educação sobre o tema e levou o Zooeduca, desenvolvido desde 2013 na cidade.

“Inscrevemos nosso projeto e fomos selecionados. Foi uma experiência muito interessante”, disse a bióloga Gabriela Codarin, do Núcleo de Educação da Zoonoses. O objetivo do encontro, segundo ela, é trocar experiências e informações nessa área, saber o que os outros municípios estão fazendo e o que tem dado certo, especialmente em relação ao controle e prevenção da dengue. Dos 45 municípios que participaram do encontro, 12 foram selecionados para apresentarem seus projetos.

LEIA TAMBÉM
Aids: ‘Fique Sabendo’ começa na quarta-feira (25)
Saúde promove 1º Fórum de Prevenção de Violência
‘Novembro Azul’ conscientiza sobre saúde do homem

O Zooeduca é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação, com apoio da Secretaria de Educação. O objetivo é tratar os assuntos relativos à zoonose, a preocupação com o meio ambiente e as mudanças provocadas pela presença do ser humano. O debate é feito de forma lúdica e descontraída nas escolas municipais.

“É um projeto longo. Fazemos a capacitação com diretores, coordenadores, professores e demais funcionários das escolas para explicar o projeto e instigar a escola a trabalhar o assunto. Entregamos um material de apoio e cada escola trabalha o tema com os alunos. Depois, no encerramento, a gente apresenta a peça de teatro, que é uma forma lúdica de tratar de diversos assuntos e envolver todos no debate do tema”, explica Gabriela. Desde 2013, o projeto já passou por 14 escolas municipais.

Além da bióloga, participaram do encontro em Campinas a agente de zoonoses Roseli da Silva e as professoras da Emeb Janet Ferreira Prado (Vila Nambi), Dircelene Ferreira, Fabiane Rovai, Gisele Alves dos Santos, Caroline de Faria Begiato, Tatiane Oliveira da Silva e Mirela Pavan de Arruda Leme, que completaram o elenco da peça. O cenário que ambientou a apresentação foi cedido pela Emeb Antônio Brunholi.

Niza Souza
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/17/saude-apresenta-projeto-zooeduca-em-campinas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original