‘Creche da Argos’ comemora 70 anos com emoção

Publicada em 18/11/2015 às 18:50

Emoção, alegria e saudades marcaram nesta quarta-feira (18) a comemoração do aniversário de 70 anos do prédio onde funciona a escola municipal Professora Maria de Toledo Pontes, na Vila Arens. Ex-professores, ex-diretores, ex-funcionários e ex-alunos se encontraram com os atuais educadores, servidores e com as crianças que estudam no imóvel, tombado como patrimônio histórico de Jundiaí. O secretário de Educação, José Renato Polli, prestigiou o evento.

A creche da Argos, como até hoje é carinhosamente chamada, foi inaugurada no dia 17 de novembro de 1945, pelos donos da tecelagem Argos Industrial. A empresa era reconhecida pela assistência social prestada e, na época, o que mais chamava a atenção era a creche, onde filhos de funcionários recebiam as primeiras instruções primárias, moral, civil e religiosa, assistência médica e podiam brincar sob a orientação de professoras.

Hoje, passados tantos anos, o prédio ainda tem crianças e continua sendo um espaço onde elas dão os primeiros passos dentro de uma instituição de ensino. É um grande prazer fazer parte de tudo isso, fazer parte dessa história, desse lugar. E, é por isso, que estamos recebendo pessoas que por aqui passaram para uma homenagem”, destacou a diretora da Emeb, Nanci Flauzino.

LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal ressalta cidadania em projeto na escola

CMEJA realiza Semana de Atividades Científicas e Culturais

Evento contou com a participação de ex-alunos e ex-funcionários da creche

Evento contou com a participação de ex-alunos e ex-funcionários da creche

Entre os homenageados, estava o aposentado e ex-aluno Nelso Carlos Siqueira. Ele entrou na escola em 1949, aos cinco anos. Agora, quem estuda no espaço é o neto André, de 3 anos. “Eu aprendi a brincar, a ler e a escrever aqui. Meus pais trabalhavam na fábrica e eu estudei neste prédio até 1955. Tenho saudades. Isso era tudo para mim. Estou muito emocionado. Quero que um dia o meu neto também agradeça por ter tido momentos felizes nesta escola”, comentou com a voz embargada.

Para o secretário de Educação, que também é historiador, essa comemoração é importante para toda a cidade. Em 1991, a instituição passou a fazer parte da rede municipal de ensino. “Não se trata só do prédio, mas das pessoas, das equipes que passaram por aqui. Tudo isso é muito importante para o município. É com orgulho que compartilho esse momento.”

O secretário Polli destacou a importância de preservar a história da cidade

O secretário Polli destacou a importância de preservar a história da cidade

Apresentações
Além das homenagens, o evento contou com uma exposição de fotos e apresentação das crianças dos grupos de 3 anos e de um coral formado pelos funcionários especialmente para a ocasião. Atualmente, a Emeb conta com 108 alunos.

Junto com o secretário, prestigiaram a comemoração a diretora de Educação Infantil 2 da Secretaria de Educação, Isabel Cristina da Costa, a supervisora da unidade, Célia Cerqueira de Araújo, a diretora da Emeb Professor Francisco Lírio de Almeida, Luzia Antonio, e supervisoras da educação.

Roberta de Sá
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/18/creche-da-argos-comemora-70-anos-em-evento-marcado-por-emocao/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original