Prefeito exalta Bandeira Nacional como símbolo máximo do Brasil

Publicada em 19/11/2015 às 17:45

Símbolo máximo de representatividade do Brasil perante ao mundo, a Bandeira Nacional foi reverenciada em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (19), na Praça da Liberdade, que dá acesso ao Paço Municipal de Jundiaí. O evento contou com a presença de autoridades políticas e militares, representantes das forças de segurança e da sociedade.

CONFIRA AS FOTOS DA SOLENIDADE

O Dia da Bandeira é considerado uma das datas cívicas mais importantes do País, embora não seja feriado nacional. A atual versão foi apresentada em 19 de novembro de 1889 por meio do Decreto 4, quatro dias depois da Proclamação da República no Brasil. Marcou a substituição da antiga bandeira imperial do País. Décio Vilares se inspirou na bandeira do Império para fazer o desenho.

LEIA TAMBÉM
Prefeito prestigia cerimônia do Dia da Bandeira no 12º GAC
Prefeitura cede imóvel para rádio comunitária na Vila Nambi
Sessão solene na Câmara vai celebrar 66 anos da Guarda Municipal

Prefeito Pedro Bigardi ressalta a Bandeira do Brasil como espelho de um povo pacífico

Prefeito Pedro Bigardi ressalta a Bandeira do Brasil como espelho de um povo pacífico

A solenidade, de aproximadamente 40 minutos, foi marcada por discursos sobre o significado primordial da data e do símbolo, hasteamento da Bandeira e a execução dos hinos Nacional e da Bandeira.

“Antes de tudo, lembrem-se que a bandeira é o espelho de nosso povo, a imagem da paz e da democracia. Sabemos do momento difícil que o mundo atravessa, repleto de intolerância, de violência. A bandeira traduz o símbolo de um povo que preza pela boa convivência”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

Bigardi ainda antecipou os cumprimentos à Guarda Municipal, que completa 66 anos de atividades na terça-feira (24). E parabenizou os futuros GMs, que participam do curso de formação e, que pela primeira vez, estiveram em uma solenidade ao lado de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC). “Tenho orgulho de nossa Guarda Municipal, referência para o Brasil inteiro. Meus parabéns para todos”, concluiu Bigardi.

Solenidade reuniu autoridades públicas, militares e representantes da sociedade

Solenidade reuniu autoridades públicas, militares e representantes da sociedade

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Roberto Gastaldo, também exaltou a importância da comemoração. “É um dia de grande significado, por trata-se do pavilhão principal do Brasil. A bandeira traz como lema principal Ordem e Progresso, que muitas vezes não é respeitado. Então, que este momento sirva de reflexão, por meio do símbolo que é a bandeira, nos atentemos de como este País é grande pela própria natureza”, destacou.

O tenente-coronel, comandante do 12º GAC, Messias Siqueira Mendes Barbosa, apresentou o Noticiário do Exército, discurso assinado pelo general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Um dos trechos, destaca que “a cerimônia em sua homenagem enche de orgulho cada cidadão, pois reafirma a dignidade, nossa independência e nossa unidade territorial, além de alimenta nossos sonhos e nos motivar a concretizá-los à luz dos valores éticos e morais”.

A agenda contou ainda com as presenças dos secretários José Roberto Polli (Educação); Marcos César Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo); Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente); José Carlos Pires (coordenador do Gabinete de Gestão Integrada); Jamil Yatim (diretor-presidente da Dae); Marcelo Felício Lo Monaco (diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão); Eduardo Luiz Carbonari (coordenador da Defesa Civil); José Carlos Ferraz (comandante da Guarda Municipal); Flávio Gramoleli (superintendente da Fundação Serra do Japi); Thiers Costa Marques Neto (diretor da Divisão de Trânsito); João Oscar Tega (corregedor geral da Guarda Municipal); Marilza Campos (coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres); Vanderlei Victorino (assessor especial do Gabinete do Prefeito para assuntos der coordenadorias); Eginaldo Honório (Ouvidor Municipal); além do vereador Dirlei Gonçalves, do capitão do Corpo de Bombeiros, Eric Willian Vilas Boas e do subinspetor da GM, Divisão Florestal, Paulo Vicente Soares.

Veja Mais

Ivan Lopes
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/19/prefeito-exalta-bandeira-nacional-como-simbolo-maximo-do-brasil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original