Ação educativa contra dengue mobiliza população no Centro

Publicada em 27/11/2015 às 18:43

Em meio às compras e ao corre-corre desta sexta-feira (27), quem passou pelo Centro de Jundiaí também pôde aproveitar para tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Durante todo o dia, uma equipe do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses esteve na Praça Governador Pedro de Toledo promovendo uma atividade especial, que encerrou a programação da Semana Estadual de Controle da Dengue.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura discute propostas para agricultura urbana
Saiba dicas importantes para eliminar criadouros da dengue

‘Energiza Jundiaí’ conscientiza pacientes sobre Novembro Azul

Microscópio para visualizar o mosquito chamou a atenção

Microscópio para visualizar o mosquito chamou a atenção

Cerca de duas mil pessoas passaram pelo estande montado na praça.

“Foi muito positivo. O movimento e o interesse superaram nossas expectativas. Atendemos pessoas de Jundiaí e de várias cidades da região”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Prevenção da Dengue, Ana Lúcia Castro.

A equipe da Zoonoses explicou todo o ciclo do mosquito até os sintomas mais graves da doença.

Além disso, a população também assistiu ao filme “Dengue do começo ao fim”, de dois minutos. De acordo com Ana Lúcia, as pessoas se mostraram bastante interessadas e com mais conhecimento da doença. “Ao contrário de ações em anos anteriores, percebemos que a maioria tinha um relato para contar, ou de um parente, vizinho ou conhecido que teve dengue. Hoje as pessoas estão com outra visão da doença.”

Equipe da Zoonoses explicou todas as fases do mosquito e da doença

Equipe da Zoonoses explicou todas as fases do mosquito e da doença

As principais atrações do material apresentado pela Zoonoses foram o microscópio, a lupa e a larva viva do mosquito, que atraíram muitas pessoas curiosas e interessadas em saber um pouco mais sobre o Aedes aegypti.

Também foram entregues material informativo com explicações simples e claras dos ciclos do mosquito e de transmissão, além de dicas para eliminar os criadouros do mosquito.

Vale destacar que as pessoas com sintomas da dengue (principalmente febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/27/acao-educativa-contra-dengue-mobiliza-populacao-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original