Prefeito anuncia duas novas escolas em período integral

Publicada em 18/12/2015 às 11:51

Depois de 15 anos abandonada, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) João Fumacchi, na Roseira, vai ser reativada a partir do início do próximo ano letivo pela Prefeitura. Outra novidade é que a escola vai atender os alunos em idade pré-escolar em período integral. Além dela, a Emeb Rute Miranda Duarte Sirilo, no Terra Nova, também passará a oferecer período integral a partir do início de 2016. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17) pelo prefeito Pedro Bigardi e pelo secretário de Educação, José Renato Polli.

As duas Emebs vão ser as primeiras pré-escolas da cidade a oferecer esse modelo de funcionamento. Atualmente, a rede municipal conta com nove escolas de período integral, todas de ciclo de Ensino Fundamental.

LEIA TAMBÉM
Secretário de Educação faz balanço de visitas às escolas
Caravana de Natal da Coca-Cola agora vai ao Vetor Oeste

Pais falam emocionados da inclusão na rede municipal de Educação

Ampliação do atendimento na rede municipal

Boas notícias: ampliação do atendimento na rede municipal

“A escolha por essas escolas na área rural é estratégica. Temos esse compromisso de preservar nossa região agrícola, a Serra do Japi, os mananciais. E há uma pressão muito forte do setor imobiliário nessas áreas”, disse o prefeito.

Ele destacou ainda alguns avanços nos últimos anos na educação, como a entrega gratuita do uniforme escolar, a chegada do Instituto Federal, investimentos nos profissionais e também na estrutura. “E vamos avançar mais. No ano que vem vamos entregar mais duas no Novo Horizonte e outra no CDHU. Com a reabertura dessa Emeb na Roseira, serão quatro novas escolas.”

O secretário José Renato Polli explicou que a equipe da Secretaria de Educação vem fazendo uma análise da possibilidade de implementar mais escolas em tempo integral na rede municipal há alguns meses. “As escolas escolhidas estão em áreas rurais e possuem vocação para o estabelecimento de vínculos entre a educação e o mundo agrícola. Por isso, há intenção também de que sejam espaços comunitários que abrigarão projetos em parcerias com outras secretarias, como Cultura e Agricultura”, frisou.

Segundo Polli, a Emeb João Fumacchi vai receber inicialmente 50 alunos transferidos da Emeb Oscar Guelli, que passará a atender apenas o ciclo do Ensino Fundamental. Mas a Emeb tem capacidade para mais, pelo menos, 50 vagas.

Já a Emeb Rute Sirilo vai continuar atendendo 30 crianças, só que, a partir de 2016, em período integral. “Ela tem capacidade para mais 50 vagas. Avaliaremos como vai funcionar e posteriormente podemos abrir essas vagas.”

O vice-prefeito, Durval Orlato, e o chefe de Gabinete, Alan Piccolo, além de gestores, professores e diretores da Educação, participaram do anúncio.

Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/18/prefeito-anuncia-duas-novas-escolas-em-periodo-integral-2/
Leia mais sobre , ,