Prefeito entrega nova área de lazer no Morada das Vinhas

Publicada em 19/12/2015 às 15:57

A manhã deste sábado (19) foi de emoção e festa para os moradores do Morada das Vinhas. Junto com a comemoração de 20 anos do bairro, o prefeito entregou o Parque Ecológico Morada das Vinhas José Roberto Mota ‘Barroca’, na Avenida Uva Niágara.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi, prefeito comemorou o novo espaço de diversão, prática de esportes e cuidado com meio ambiente. “Habitação de fato é ter equipamentos públicos junto às moradias. Há 20 anos os moradores do Morada das Vinhas esperavam um espaço para eles, e nós entregamos para comunidade com a maior alegria, encerrando a comemoração dos 360 anos de Jundiaí”, disse o prefeito.

Veja o álbum de fotos da entrega do Parque

LEIA TAMBÉM
‘Abrace o São Vicente’ reúne centenas de pessoas
Prefeito anuncia duas novas escolas em período integral
‘Novo’ Escadão surpreende pela acessibilidade em visita técnica

Após inauguração, mudas de árvores foram plantadas pelas autoridades

Após inauguração, mudas de árvores foram plantadas pelas autoridades

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, o parque era um ponto ilegal de descarte de entulho e, com o Ecoponto, a população poderá descartar gratuitamente entulho, pneus, madeiras, galhos, eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha e material reciclável. A quantia é de até um metro cúbico, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros. “Trabalharemos o Programa de Educação Ambiental em toda a região para orientar e conscientizar os moradores sobre o descarte. Pedimos o empenho de toda a comunidade para preservar o parque”, falou o secretário.

Toda a pista de caminhada, de 800 metros, foi feita com material reciclado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). A calçada da área externa também. O Ecoponto funcionará no mesmo horário que o parque: de segunda a domingo, das 6h às 19h. Não é permitido o descarte de animais mortos, medicamentos, lixo hospitalar e material orgânico.

Espaço conta com grande área verde

Espaço conta com grande área verde

Também é possível levar animais de estimação para passear dentro do local, pelo programa ‘Vamos Juntos ao Parque’.

Mais atrações
O local conta também com academia ao ar livre, equipamento adaptado para pessoas com deficiência; playground com brinquedo adaptado para criança com deficiência; casa de escoteiro para um grupo que se instalará no local; horta com plantas medicinais; campo de malha; espaço para leitura; deck panorâmico; ponte de madeira suspensa; exposição permanente de grafite.

O representante do Grupo de Escoteiros Dom Gabriel, Victor Hugo Peres, agradeceu ao espaço direcionado ao grupo. “Vamos utilizar muito bem esse loca. Com os ensinamentos dos escoteiros, faremos a diferença no bairro.”

Após o descerramento da placa, as autoridades plantaram seis mudas de árvores e os visitantes contaram com aula de zumba, atrações musicais e brinquedos infláveis.

Homenagem
Emocionada, a equipe da Secretaria de Serviços Públicos homenageou José Roberto Mota, o ‘Barroca’, que deu nome ao parque. Filho de Pedro Mota e Hilda Vilasboas Mota, ‘Barroca’ nasceu em Piracicaba em 22 de outubro de 1963 e faleceu em novembro de 2014.

O Ecoponto permite o descarte consciente de resíduos

O Ecoponto permite o descarte consciente de resíduos

Foi criado na região de Cabreúva e iniciou a carreira de servidor público na Prefeitura de Jundiaí em 17 de setembro de 1985, como motorista. Trabalhou no Centro de Serviços e, com a criação das Unidades de Serviços, passou pela US-1 e, em seguida, pela US-5, onde passou a exercer a função de encarregado da equipe de sombreadores.

Foi responsável por muito tempo pela manutenção e construção das pontes de madeira instaladas no município. Com isso ficou conhecido por todo o capricho que tinha no trabalho que executava.

“O Barroca desenvolveu o projeto do Parque dos Morada das Vinhas e fazia tudo com muito carinho. Nós estamos dando continuidade ao belo trabalho que sempre realizou”, frisou Téo Cavalcanti, diretor da secretaria.

Estiveram presentes no evento os secretários: de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; de Obras, José Roberto Aprillanti Junior; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Cultura, Tércio Marinho; além do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires; o assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos; o coordenador do Procon, Adilton Garcia. Também participou o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo, acompanhado dos vereadores José Ferreira Dias, Rafael Purgato, Gerson Sartori e Antonio de Pádua Pacheco.

Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/19/prefeito-entrega-nova-area-de-lazer-no-morada-das-vinhas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original