Gabinete de Gestão define atuação na Operação Verão

Publicada em 22/12/2015 às 12:43

A temporada mais quente do ano teve início oficialmente na madrugada desta terça-feira (22). A chegada da nova estação vem acompanhada da previsão de chuva e vento acentuados nas regiões sul e sudeste do país. E logo pela manhã do Solstício de Verão (o dia mais longo do ano), o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) organizou uma reunião com um de seus braços de operação: o Gabinete de Gestão de Riscos. O objetivo foi traçar protocolos de ação conjunta entre várias secretarias frente a eventuais ocorrências naturais durante o período.

Presente na abertura do encontro, o prefeito Pedro Bigardi reiterou que “é muito importante o trabalho de prevenção e, principalmente, de integração entre os atores envolvidos. E a atuação junto a representantes da sociedade é primordial para que Jundiaí continue oferecendo toda a segurança à população que vive em áreas de risco ”, anotou.

LEIA TAMBÉM
Prefeito visita obras do Grendacc
Fumas abre inscrição para unidade habitacional

Bigardi faz apelo ao Estado por verba para o São Vicente

Reunião reforçou importância do trabalho conjunto

Reunião reforçou importância do trabalho conjunto

Para o titular do GGIM, José Carlos Pires, os envolvidos devem, a partir de agora, “assumir um compromisso de disponibilidade e iniciativa para entrar em ação imediata em casos de urgência”.

Durante a reunião, foram apresentados diversos mapeamentos e estatísticas que apontam as áreas de risco, os assentamentos irregulares, as situações de perigo e a densidade populacional das áreas de Jundiaí.

Dentro do protocolo costurado entre as partes, um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp será criado para facilitar a comunicação e dar agilidade durante os passos pré-estabelecidos. A Defesa Civil, inclusive, já faz uso de mensagens de celular (SMS) para alertar profissionais e principalmente moradores de áreas vulneráveis em caso de risco de tempestades.

José Carlos Pires: "Temos de assumir o compromisso a partir de agora"

José Carlos Pires: “Temos de assumir o compromisso a partir de agora”

Ao fim, atribuições foram demandadas à Defesa Civil, Serviços Públicos, Fumas, Semads, Guarda Municipal, Comunicação Social, Saúde, Transportes, Dae, Corpo de Bombeiros, Obras, Educação e Esportes e Lazer. O tenente-coronel do 12º GAC, Messias Siqueira Mendes Barbosa, também participou do encontro.

Em janeiro, o grupo deve voltar a se reunir para, desta vez, simular uma atividade em circunstâncias próximas às reais.

Em caso de dúvida sobre como proceder, o munícipe pode e deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/22/gabinete-de-gestao-define-atuacao-na-operacao-verao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original