IBGE registra avanço nos PIBs nacional e estadual

Publicada em 23/12/2015 às 17:30

Com um Produto Interno Bruto (PIB) anual de 36,6 bilhões, Jundiaí atingiu os postos de 7ª maior economia do Estado de São Paulo de 18ª maior economia do Brasil. Na comparação com o levantamento anterior, o município cresceu duas posições no ranking estadual (de 9ª para 7ª) e seis posições no ranking nacional (de 24ª para 18ª).

Para o prefeito Pedro Bigardi, o resultado reforça o potencial e o desenvolvimento econômico da cidade. “Este avanço no PIB é uma grande conquista de Jundiaí, que continua atraindo novas empresas e gerando emprego e renda para a população. Mesmo em tempos de dificuldades, seguimos nosso crescimento, mas agora de forma organizada e planejada”, destaca.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é eleita 2ª melhor em desenvolvimento social
Jundiaí marca presença no 4º Prêmio Investe São Paulo

Estudo aponta Jundiaí como a terceira melhor do Brasil
Jundiaí está entre as melhores da América para investimento
Novo projeto arquitetônico do Parque Tecnológico é apresentado

Jundiaí está entre as 20 maiores economias do país e entre as dez do Estado

Jundiaí está entre as 20 maiores economias do país e entre as dez do Estado

Os dados são da pesquisa “PIB dos Municípios 2013”, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A base mais atual é de 2013 e a comparação é feita com a base anterior, de 2012.

O levantamento mostra que Jundiaí contribui com 0,7% do total do PIB nacional (entre mais de 5,5 mil municípios) e integra o grupo das oito cidades do Estado de São Paulo que se destacaram na geração de riquezas no Brasil. Cada uma das cidades paulistas desse grupo teve participação acima de 0,5% do PIB do país em 2013. Segundo o IBGE, esse grupo tem “grande integração entre indústria e serviços”.

Como sétima economia do Estado, Jundiaí está à frente de cidades como São José dos Campos, Sorocaba e Santo André e também de capitais brasileiras como Vitória (ES), Belém (PA) ou São Luís (MA).

O PIB é a soma de toda produção anual do município nos setores de agricultura, indústria, comércio e serviços. A pesquisa do IBGE é aplicada em parceria com os órgãos estaduais de estatística, com as secretarias de governo dos Estados e com a Superintendência da Zona Franca de Manaus e consolida todos os dados nacionais.

Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/23/jundiai-avanca-no-pib-nacional-e-estadual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original