Abertura da Festa da Uva tem anúncio de apoio à agricultura

Publicada em 14/01/2016 às 23:29

A solenidade de abertura da 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos, em Jundiaí, foi marcada pelo pronunciamento do prefeito Pedro Bigardi e outras autoridades sobre o aumento da importância do setor rural com novas e arrojadas medidas de apoio. A Festa, que segue às sextas-feiras e finais de semana até o domingo (31), apresenta desde atrações tradicionais até inovações para todas as idades e representa um símbolo.

O prefeito Pedro Bigardi lembrou que a festa é mais do que a agricultura em si, incluindo a importância do homem do campo, da preservação ambiental e da qualidade de vida da cidade. Falou ainda do resgate da festa comunitária, que passou de 75 mil para 150 mil visitantes em apenas três edições, valorizando os artistas locais e trazendo de volta o verdadeiro artesanato.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA

LEIA TAMBÉM
Festa da Uva: de ônibus, vai ser muito fácil chegar lá
Bilhete Único pode ser adquirido na Festa da Uva 2016

O prefeito Pedro Bigardi destacou ampliação de apoio ao setor rural

O prefeito Pedro Bigardi destacou ampliação de apoio ao setor rural

“Temos os programas de varejões noturnos, de venda direta do produtor, de orgânicos, de rotas turísticas e de seguro rural, entre outros. Mas a zona rural, tão ameaçada pela pressão imobiliária, traz ainda outros valores para os moradores da cidade e, no novo Plano Diretor, estamos ampliando a área rural do município, porque ela garante a qualidade de vida e também do ambiente e da água de toda a cidade”, afirmou Bigardi.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, apontou Jundiaí como cidade pioneira, citando exemplos como a criação do subsídio ao seguro agrícola. “É a única iniciativa municipal que complementa a tomada pelo Estado de São Paulo, também isolada no País”, afirmou ao apontar a colaboração “frutífera” entre programas do governo do prefeito Pedro Bigardi e do governador Geraldo Alckmin e também com instituições locais.

Para o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, que foi destacado pelo prefeito e pelo representante estadual, a festa não ocorreria sem o empenho da equipe da pasta formada por 28 pessoas, dos demais setores da Prefeitura e das centenas de voluntários de mais de 100 expositores entre agricultores, de festas comunitárias, de entidades e das adegas.

Digo que está é uma festa que não é feita por nenhuma pessoa isolada, mas por Jundiaí, por gente de todos os cantos da cidade. É uma festa para todas as idades, da família, porque todos entendemos a cidade como uma grande família”, afirmou ao mostrar um vídeo sobre os programas do setor.

Também falaram o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo, que destacou a uva como símbolo da cidade e de suas raízes, e o diretor da Associação Agrícola, Renê Thomazeto, que se definiu como um matuto de sítio para defender o valor dessa cultura na história da cidade, sem tirar a importância da indústria.

O Circuito das Frutas esteve representado pelo atual presidente do consórcio de dez municípios, o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz. Para ele, o crescimento do turismo rural vem ocorrendo em todas essas cidades e forma um diferencial da região. Por sua presença, o prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, ressaltou com humor que, “com exceção de Vinhedo”, a Festa da Uva de Jundiaí é a melhor do País.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi; o vice-prefeito, Durval Orlato; os secretários: chefe de gabinete, Alan Piccolo; de Administração e Gestão, Denis Crupe; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti;  de Cultura, Tércio Marinho; de Educação, Renato Polli; de Comunicação Social, André Barros Leite; de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; de Transportes, Wilson Folgozi; de Negócios Jurídicos, Edison Rocha; o diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Gilberto Novaes; o diretor-presidente Dae, Jamil Yatim; o superintendente da Fumas, Waldemar Foelkel; o diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Itibagi Rocha Machado; o presidente do Iprejun, Eudis Urbano; o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Luiz Carbonari; diretor-presidente da Escola de governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco;  o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, José Carlos Pires; e superintendente da TVE Jundiaí, Thiago Godinho.

Também estiveram presentes representantes de parceiros da Festa, como Coca-Cola Femsa, Bradesco, Sicredi, Klabin, Sorvetes Jundiá, Grupo Ebone, De Marchi e outros.

A Câmara Municipal, além do seu presidente Marcelo Gastaldo, contou com a presença dos vereadores Valdecir Vilar Matheus, Rafael Purgato, Marilena Negro, Zé Dias, Rogério Ricardo e Leandro Palmarini.

A sociedade civil esteve representada por entidades como o Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior e diversas outras, além de cidades como Atibaia, Louveira e Valinhos.

O público aplaudiu a solenidade de abertura e também a tradicional cerimônia da Pisa da Uva, realizada pelo Grupo Stella Bianca, e que vai se repetir aos sábados e domingos, às 15h. As autoridades destacaram a importância do trabalho preparatório e, ao longo da Festa, a Corte da Uva, com a rainha, Patrícia Souza, e as princesas, Gabriela Vidotti e Raquel Carneiro, além das vinhateiras, Jessica Batista, Yasmin Mayara, Monique Gonçalves e Graziela Lima, marcou presença.

A tradicional e empolgante pisa da uva foi um dos pontos altos do evento

A tradicional e empolgante pisa da uva foi um dos pontos altos do evento

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/14/abertura-da-festa-da-uva-tem-anuncio-de-mais-apoio-a-agricultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original