Estação Juventude cria oportunidades para jovens

Publicada em 22/02/2016 às 16:33

Um espaço de informação, acesso às políticas públicas, aprendizado e lazer. Este é o Estação Juventude (EJ), que, em menos de um ano desde a inauguração, já recebeu, por meio da Coordenadoria da Juventude, vários jundiaienses. Para alguns deles, inclusive, o programa deu oportunidade de início à carreira profissional.

Natalie Regina Monteiro, de 19 anos, recebeu recentemente a notícia de que passou em vestibulares muito concorridos no Brasil: o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Para a conquista, a jovem utilizou da vontade e conhecimentos obtidos no cursinho gratuito pré-vestibular, de novembro a dezembro de 2015, no Estação Juventude.

 Pré-vestibular foi mais um curso preparatório realizado no Estação Juventude


Pré-vestibular foi mais um curso preparatório realizado no Estação Juventude

O cursinho do EJ foi o primeiro que fiz. Achei extremamente proveitoso, já que tivemos debates sobre assuntos diversos.” Natalie conta ainda que se surpreendeu. “Eu esperava um cursinho normal, mas as aulas são diferentes. Os professores incentivam nossa participação e procuram sempre utilizar mídias diferentes, como leitura, músicas e filmes para ilustrar o que explicam. Isso influenciou inclusive na profissão que pretendo seguir, que é professora”, disse.

A jovem ainda elogia a iniciativa de o curso, assim como todos no espaço, ser gratuito. “É sensacional. Todos que querem podem ter acesso”, destacou.

Aulas pelo EJ também influenciaram outra jovem. Beatriz Fornazari Moura, de 19 anos, que participou das oficinas de Teatro de Música e Teatro de Rua, agora é nova integrante do Singulari, grupo de teatro musical de Jundiaí.

“Eu sempre gostei muito de teatro, e os dois cursos, por serem tão diferentes, aumentaram minha experiência e me fizeram perceber que há muitas áreas no teatro que eu posso seguir”, comentou. “Por serem em Jundiaí e gratuitos, eles foram muito acessíveis para mim e ainda me trouxeram oportunidades na área.”

Para participar do Singulari Beatriz teve que enfrentar as audições, e se lembra do grande dia. “É bem concorrido, mas eu sinto que a preparação que foi dada na oficina me ajudou muito para que eu estivesse pronta.”

Oficina de Teatro Musical teve duração de cinco meses

Oficina de Teatro Musical teve duração de cinco meses

Uma na área de educação e outra na área de cultura, mas para ambas, o Estação Juventude foi um passo muito importante na carreira profissional, assim como de outros jovens que tiveram ganharam aprendizado em oficinas como de comunicação, dança, desenho, esporte, moda ou até serigrafia.

“Nós acreditamos que o Estação deva ser uma ponte de suporte para que os jovens construam suas trajetórias de emancipação e desenvolvimento. Trabalhamos com todas áreas, garantindo cultura, educação, práticas esportivas e principalmente a oportunidade de ingresso no mercado de trabalho,” salientou a responsável pela Coordenadoria, Narrinam Camargo.

Espaço
O Estação Juventude fica na avenida União dos Ferroviários, 1600, Complexo Fepasa. O local é equipado para desenvolver atividades como oficinas culturais, workshops, debates, cineclube, palestras, eventos e cursos profissionalizantes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/22/estacao-juventude-cria-oportunidades-para-jovens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original