Saúde faz campanha de combate à tuberculose em março

Publicada em 01/03/2016 às 15:37

A Secretaria de Saúde participa, neste mês de março, da Campanha Nacional de Tuberculose. A campanha, alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose celebrado na quinta (24), começa nesta terça-feira (1) e vai até a quarta-feira (16).

LEIA TAMBÉM
Médicos do São Vicente fazem show beneficente
Professor da FMJ integra equipe de pesquisadores da USP
Hospital Universitário inicia coleta para pesquisa do zika vírus
Saúde faz capacitação de dança circular para profissionais da rede

Sandra destaca importância do diagnóstico precoce

Sandra destaca importância do diagnóstico precoce

Neste período, as unidades de saúde (UBSs) nos bairros e a equipe responsável pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose vão intensificar a busca ativa por pacientes com sintomas da doença na cidade, principalmente aqueles com tosse persistente por mais de duas semanas.

Segundo a médica Sandra Ervolino, responsável pelo programa, o objetivo é chamar a atenção da população e identificar pacientes com sintomas para fazer o diagnóstico precoce, evitando a forma mais grave da doença e os casos de morte.

Quanto antes a doença for diagnosticada, maior a chance de sucesso do tratamento e menos gente fica exposta. Apesar de grave, a tuberculose tem cura”, explica Sandra. A médica destaca ainda que, apesar da campanha, exames de tuberculose podem ser feitos durante o ano inteiro em toda a rede municipal de saúde.

O principal sintoma da doença é a tosse por mais de duas semanas. Outros sintomas são febre, suor noturno, falta de apetite, perda de peso e fraqueza. “Em caso de suspeita, é só procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame”, diz a médica.

Doença
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa. A tosse persistente indica comprometimento pulmonar. Mas outros órgãos podem ser atingidos. Entre os fatores estão condições precárias de moradia, uso excessivo de corticoides (comum em casos de artrite), imunodepressão, tabagismo e até mesmo o trabalho profissional em saúde. A doença exige um período de tratamento que varia de seis meses a um ano, com acompanhamento médico mensal dos pacientes.

No ano passado, Jundiaí novamente foi destaque no combate e controle da tuberculose. A cidade foi premiada pelo Governo do Estado por atingir a meta na busca ativa de pessoas com sintomas da doença durante a campanha de 2015 e também pela cobertura de teste HIV dos casos de tuberculose, atingindo 100% da meta.

Só conseguimos alcançar as metas graças ao trabalho de todos os profissionais da área da saúde, de toda a rede municipal. Sem eles não há programa que dê resultado. Esses prêmios consolidam o trabalho realizado na cidade no combate à doença”, frisa Sandra.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/01/saude-faz-campanha-de-combate-a-tuberculose-em-marco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original