Mapas mostram zonas especiais do Plano Diretor

Publicada em 14/03/2016 às 14:11

Entre os 15 mapas que resultaram do processo de mais de dois anos de consultas, estudos e diálogos do Plano Diretor Participativo estão três mapas relacionados com o atendimento de habitação social e de regularização de antigos loteamentos, previstos desde 2002 pela legislação municipal. São eles os mapas das zonas especiais de interesse social (ZEIS), das zonas de regularização de interesse específico (ZERFIES) e também de áreas que terão prioridade de venda futura ou não para o poder público.

VEJA TAMBÉM
Anteprojeto de lei
Mapas ambientais enriquecem novo Plano Diretor 
Mapas do Plano Diretor orientam urbano e rural em Jundiaí

Mapas mostram zonas especiais do Plano Diretor

Mapas mostram zonas especiais do Plano Diretor

Mapas mostram zonas especiais do Plano Diretor

Mapa 7 – Zonas Especiais de Interesse Social

Além das zonas contínuas (vistas anteriormente), o Plano Diretor conta com as chamadas zonas especiais descontínuas. No caso das zonas especiais de interesse especial voltadas principalmente para habitação são dois tipos (que podem passar a três no congresso final em 20 de março): a ZEIS 1, em amarelo, para áreas consolidadas de ocupação e a ZEIS 2, em rosa, para os vazios urbanos que serão previstos para conjuntos menores e mais próximos da infraestrutura.

Mapa 8 – Zonas de Regularização Fundiária de Interesse Específico

Este tipo de zona especial corresponde a ocupações cadastradas em 2002, pela lei municipal 358, com regularização determinada mas não necessariamente de baixa renda mas com origem há trinta ou quarenta anos. Sua sigla é ZERFIEe. Sua lista está dentro do texto do anteprojeto de lei.

Mapa 11 – Áreas Sujeitas a Preempção

Em poucas palavras, o termo “preempção” significa a prioridade de compra pelo poder público de uma propriedade particular. São áreas previstas atualmente como de interesse para intervenções como as ZEIS 2 ou outros serviços públicos mas que não estão sendo desapropriadas. No futuro, antes de vender, devem ser oferecidas para a administração pública e se não houver mais esse plano de uso será liberada para uso no mercado privado.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/14/mapas-mostram-zonas-especiais-do-plano-diretor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original