Coordenadoria da Juventude homenageia Castelo Rá-Tim-Bum

Publicada em 27/03/2016 às 16:37

A Coordenadoria da Juventude prepara, durante os próximos meses, o projeto “A Rua do Castelo”, homenagem aos 22 anos do Castelo Rá-Tim-Bum, série infanto-juvenil da televisão brasileira produzida pela TV Cultura. A proposta foi do Coletivo Dona Nice.

LEIA MAIS
Estação Juventude cria oportunidades para jovens
Curso de cozinha é chance de capacitação profissional para jovens

Narrinam: É um projeto inovador que vai revitalizar um espaço

O projeto também vai valorizar o talento dos artistas jundiaienses

O evento propõe a confecção em grafite de um grande painel em homenagem ao programa, no Viaduto Joaquim Calendário de Freitas, na Vila Rio Branco; um concurso de ilustração; workshops de grafite; e uma exposição itinerante com obras originais.

É um projeto inovador que vai revitalizar um espaço que está deteriorado. Será um presente para a comunidade do bairro. Próximo ao local temos escolas e centro esportivo, então, vai ser muito bacana para todos que passarem por lá”, diz a titular da Coordenaria da Juventude, Narrinam Camargo. “O Castelo Rá-Tim-Bum foi muito importante para as crianças e adolescentes que são os jovens de hoje, e foi algo educativo, que contribuía para o crescimento de cada um”, completa.

De acordo com Bruna Danielli dos Santos (Bru Yeah), Gustavo Tavares (Centavo) e Dário Ribeiro (Gordon), representantes do Coletivo, os propósitos da intervenção são culturais e educativos, além de resgatar as memórias com o tema de um dos programas educativos mais importantes da década de 1990.

“A ideia é incentivar o desenvolvimento de manifestações sócioeducativas e culturais na cidade, conhecer e valorizar os talentos artísticos de Jundiaí, promover a integração da comunidade através da cultura e oferecer momentos de lazer e cultura em um espaço público para a comunidade”, explicam os integrantes.

O projeto também vai valorizar o talento dos artistas jundiaienses. No total, serão 10 participantes para produzir as artes do projeto. Além disso, um concurso de desenhos ou colagens em formato de cartaz será preparado para jovens de 15 a 29 anos, residentes no município de Jundiaí. A arte vencedora vai estampar a programação de atividades do Estação Juventude.

A realização da pintura, que teve início nesta quarta-feira (23), vai ocorrer durante todo o mês de abril, acompanhada de intervenções no local, sendo as atrações sempre aos domingos. A ação aos finais de semana vai contar com parceria da Secretaria de Transportes. Esta atividade também conta com a escola de samba União da Vila, que fica próximo ao local. “É um projeto interessante e que vai revitalizar o espaço. A ideia é resgatar o histórico cultural”, destaca Laércio da Cruz Matos Marzola, responsável pelas questões culturais da escola de sampa.

Detalhes do concurso e programação completa das atrações estão sendo definidos e serão divulgamos em breve pela Coordenadoria da Juventude.

Assessoria de Imprensa
Fotos: reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/27/coordenadoria-prepara-homenagem-aos-22-anos-do-castelo-ra-tim-bum/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original