Aglomeração Urbana de Jundiaí aprofunda debate regional

Publicada em 28/03/2016 às 15:11

Em sua 23ª reunião, o Conselho de Desenvolvimento da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) aprovou a formação de um comitê executivo para a harmonização dos planos diretores dos sete municípios (Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista) em um plano metropolitano chamado Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.

O encontro, nesta segunda-feira (28), no Paço Municipal de Jundiaí, também aprovou a formação dos comitês para a Terceira Idade e para Resíduos Sólidos e Energia, além de reforçar a cobrança de liberação de recursos estaduais do programa Santa Casa Sustentável para o funcionamento do Hospital São Vicente de Paulo.

LEIA TAMBÉM
Cidade ganha Programa ‘Nascentes Jundiaí’
Região do Jardim do Lago comemora investimentos
Prefeitura cede imóvel para Fundação Nacional Ferroviária

Os prefeitos e o representante do Estado: coordenação segue com Martin

Os prefeitos e o representante do Estado: coordenação segue com Martin

“Essa integração regional, no caso do planejamento, era tema de emenda que fiz como deputado em parceria com o ex-deputado Ary Fossen na época da criação da Aglomeração, que era a primeira do Estado. Mas as emendas acabaram retiradas para agilizar a tramitação do projeto”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, anfitrião do encontro.

O assunto voltou à agenda em julho de 2015, com a aprovação federal do chamado Estatuto da Metrópole, e coincidiu com o andamento em Jundiaí do processo do Plano Diretor Participativo, prestes a ser enviado à Câmara Municipal.

Reeleição
Estiveram no encontro também os prefeitos:  de Campo Limpo Paulista, José Roberto de Assis; de Cabreúva, Henrique Martin;  de Louveira, Nicolau Finamore Júnior; de Jarinu, Vicente Cândido Zancan; de Itupeva, Ricardo Bocalon; e de Várzea Paulista, Juvenal Arantes. A presidência até março de 2017 ficou mantida com Henrique Martin, tendo como vice Nicolau Finamore Júnior, e medidas temporárias em caso de mudança dos titulares antes do final do período de um ano.

Reunião tratou de plano regional, saúde, terceira idade, resíduos e transporte

Reunião tratou de plano regional, saúde, terceira idade, resíduos e transporte

“Queremos aprofundar essa cooperação regional, que já avançou muito em temas como defesa civil, ações emergenciais de saúde e outros pontos. O conselho não é executor, mas um canal de diálogo”, afirmou o presidente Henrique Martin sobre a proposta de um seminário sobre o tema do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado ainda em abril.

O subsecretário estadual de assuntos metropolitanos, Edmur Mesquita, afirmou que o suporte vai ser dado pela Empresa Estadual de Planejamento (Emplasa).

Saúde e Transporte
Além do pedido de recursos adicionais para a função regional exercida pelo Hospital São Vicente de Paulo, o prefeito Pedro Bigardi reafirmou a subutilização do Hospital Regional como outro ponto a ser melhorado na questão de saúde.

Já o caso do transporte foi colocado por diversos prefeitos e teve Henrique Martin defendendo o estudo da mudança da Agência Reguladora de Transportes do Estado (Artesp) para a Empresa Metropolitana de Transportes (EMTU). De acordo com representantes da Artesp um novo edital está sendo discutido para o setor de transporte intermunicipal da região.

Representante do Fórum Regional de Comércio, Indústria e Serviços (Forcis), o empresário Mauritius Reisky apresentou também a proposta de uma discussão regional entre poder público e sociedade civil organizada para ampliar a capacitação de moradores demitidos na atual crise para manterem atividades formais.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/28/aglomeracao-urbana-de-jundiai-aprofunda-debate-regional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original