Conselho inicia campanha ‘Se liga 16’ nesta terça (12)

Publicada em 11/04/2016 às 17:51

O Conselho da Juventude (Comjuve) inicia, nesta terça-feira (12), a campanha “Se liga 16”. A ação, que será realizada em diversas escolas estaduais durante o mês de abril, vai conscientizar jovens sobre a importância do voto e participação no processo eleitoral logo aos 16 anos. A atividade é parceria com o Coordenadoria da Juventude de Jundiaí, Cartório Eleitoral de Jundiaí, Diretoria Regional de Ensino e entidades da sociedade civil.

LEIA TAMBÉM
‘Samba na Ponte Torta’ é atração no sábado (23)

Estação Juventude completa um ano com mais de 100 cursos
Coordenadoria da Juventude homenageia Castelo Rá-Tim-Bum

Campanha busca conscientização

Campanha busca conscientização

Vamos abordar temas como a tripartição dos poderes, atribuições dos cargos eletivos, crimes eleitorais e muito mais. A verdade é que não só a juventude, como a população do geral, tem muitas dúvidas sobre como funciona o sistema eleitoral, e a ideia é fazer um bate-papo sobre isso”, explica a titular da Coordenadoria, Narrinam Camargo.

O primeiro encontro está marcado para a Escola Estadual Eloy de Miranda Chaves, das 10h às 12h, nesta terça (12). “As reuniões vão ter a presença de membros do Comjuve e professores das escolas estaduais. Para a palestra, vamos trabalhar com a cartilha do Jovem Eleitor, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é bem didática e educativa. A participação dos professores também é uma inovação e será muito importante, pois eles já trabalham o tema dentro do componente curricular das disciplinas”, destaca a coordenadora.

Natan Rodrigues Solin, presidente do Conselho de Juventude, explica que os interessados poderão fazer um pré-cadastro do Título de Eleitor já nos encontros. “A ideia do Conselho é que os estudantes tenham esse primeiro contato sobre política e votação, para que, antes da obrigatoriedade, tenham um entendimento maior sobre o assunto”, destaca.

Título Eleitoral
No Brasil, para as pessoas de 16 e 17 anos, o voto é facultativo, porém já têm direito de votar. Neste ano, o prazo final para a inscrição de novos eleitores termina no dia 4 de maio.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/11/conselho-inicia-campanha-se-liga-16-nesta-terca-12/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original