Prefeito dá boas-vindas a 130 alunos do curso de sargento do Exército

Publicada em 02/05/2016 às 15:56

O prefeito Pedro Bigardi participou, na manhã desta segunda-feira (2), da solenidade que marcou a entrada de 130 novos alunos para o período básico do Curso de Formação de Sargentos (CFS). A cerimônia foi na sede do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) com a presença de autoridades militares, de forças segurança, públicas e parentes dos soldados.

LEIA TAMBÉM

1º Fórum de Segurança vai ter especialista em guerra cibernética
Núcleo de Vigilância Hospitalar recebe diretor do hospital Vital Brazil

Prefeito Pedro Bigardi na apresentação de militares na cerimônia de início do curso de sargentos

Prefeito Pedro Bigardi na apresentação de militares na cerimônia de início do curso de sargentos

Bigardi lembra que o GAC é uma das oito unidades do Exército Brasileiro que recebe novos sargentos e isso faz de Jundiaí referência nacional. “É motivo de orgulho ter a cidade envolvida neste processo, principalmente pela estrutura que o município oferece. O fato de o GAC sediar o curso coloca Jundiaí em destaque no cenário nacional”, ressalta o prefeito.

Pedro Bigardi destaca ainda que o Grupo de Artilharia de Campanha é um grande parceiro da Prefeitura. “Sempre se coloca à disposição do poder público nas mais diversas ações sociais, seja na saúde, esporte ou cultura. É sempre um prazer estar presente nas belíssimas e importantes solenidades que promovem”, diz.

O período básico do Curso de Formação de Sargentos tem duração de sete meses. Depois, os alunos optam pela continuação de acordo com a especialização que desejam seguir no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP), na Escola de Sargentos das Armas (EsSA), em Três Corações (MG) ou Escola de Sargentos de Logística (EsLog), no Rio de Janeiro.

As oito unidades receberam no total 1.340 candidatos a sargentos, que foram aprovados em concurso que reuniu 60 mil jovens em todo o Brasil. Eles passaram ainda por um rígido exame médico.

“Todos deram o primeiro passo para a carreira dentro do Exército, a partir de hoje, a segunda família destes jovens. Os exercícios para o reforço da ética, dos valores e, principalmente, a importância de servir, formam os pilares deste aprendizado”, destaca o comandante militar do Sudeste, o general Mauro César Lourena Cid, que presidiu a solenidade.

Jovens desfilan para autoridades na manhã desta segunda-feira na sede do 12º GAC

Jovens desfilam para autoridades na manhã desta segunda-feira na sede do 12º GAC

O general de Brigada Ricardo Rodrigues Canhaci e o general da 2ª Região Militar Décio Luís Schons também compareceram à cerimônia, recepcionados pelo tenente-coronel, comandante do 12º GAC, Messias Siqueira Mendes Barbosa.

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcelo Roberto Gastaldo, destaca a importância do Exército na vida dos jovens. “É uma carreira brilhante e saber que o GAC é uma das poucas unidades que oferecem este curso coloca Jundiaí num patamar elevado”, comenta Gastaldo.

Para o coordenador especial do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires, o poder público e o Exército sempre tiveram uma ligação bem positiva. “Dentro do contexto de integração das forças de segurança defendido pelo prefeito Pedro Bigardi, o Exército, por meio do 12º GAC, marca presença constante nos mais variados eventos e ações sociais, assim como todos as unidades que atuam na cidade”, comenta. O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz e o diretor da Divisão de Trânsito, Thiers da Costa Marques também estiveram no evento.

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/02/prefeito-da-boas-vindas-a-130-alunos-do-curso-de-sargento-do-exercito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original