Força-tarefa do Revezamento da Tocha das Olimpíadas mobiliza secretarias

Publicada em 05/05/2016 às 12:06

O Brasil inteiro se prepara para os Jogos Olímpicos Rio 2016 e Jundiaí não ficou de fora dessa festa. Confirmada pelo Comitê Organizador no início do ano como parte da rota, a Força-tarefa do Revezamento da Tocha da Terra da Uva já se movimenta para receber o símbolo fundamental deste grande evento esportivo, no dia 21 de julho, às 11h17, com uma grande festa.

Jundiaí foi privilegiada dentre todas as cidades do Brasil para integrar o grupo seleto das 329 cidades em que a Tocha Olímpica vai passar. Todas as secretarias da Prefeitura estão envolvidas nos trabalhos de organização do evento indo ao encontro dos ideais da tocha.

LEIA TAMBÉM
Pedestrianismo conquista 9 troféus na Corrida do Trabalhador
Piloto Jundiaiense vai representar Jundiaí na Copa Brasil de Downhill
‘Zumba nos Bairros com Mexe Jundiaí’ de maio tem primeira aula nesta quinta-feira (5)

A chama, que em geral representa a paz, união e amizade, no Brasil, remete também ao calor do povo

Símbolo fundamental dos Jogos passa por Jundiaí no dia 21 de julho

A chama, que em geral representa paz, união e amizade, no Brasil, remete também ao calor do povo. Por sua vez, o revezamento busca envolver a população nesse momento histórico para aumentar o interesse das pessoas pelo esporte e, principalmente, pelos Jogos, além de valorizar as histórias do Brasil mostrando a força e coragem dos brasileiros como legado de inspiração para as futuras gerações.

Ainda preservando essas diretrizes, este ano os condutores foram escolhidos de forma diferente. O Comitê Organizador quis encontrar indivíduos que fizessem a diferença nos quatro cantos do País. Sendo assim, foram abertas inscrições no site dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos – Coca-Cola, Nissan e Bradesco –, para que pessoas com histórias de superação, garra e solidariedade fossem indicadas para participar da passagem da Tocha em seu município. As inscrições já foram encerradas, assim como o processo de seleção.

As secretarias estão envolvidas na Froça Tarefa para passagem da tocha

As secretarias estão envolvidas na Froça Tarefa para passagem da tocha

Como vai ser
Funciona assim: a chama foi acesa em 21 de abril por raios de sol na Grécia, berço das Olimpíadas, e veio intacta para o Brasil onde chegou na última terça-feira (3) em Brasília. Agora são aproximadamente 95 dias de revezamento percorrendo 20 mil quilômetros por terra e dez mil milhas pelo ar, carregada por cerca de 12 mil condutores revezando a cada 200 metros de percurso.

Jundiaí é a 80º cidade a receber o comboio da Tocha e vai contar com 42 condutores por nove quilômetros e meio. A visita da chama é também uma oportunidade de mostrar a riqueza cultural, geográfica e histórica do município desbravado por bandeirantes, compondo uma parte importante da história do País.

Percurso
O início da rota vai ser na Rodovia João Cereser, altura da Vila Hortolândia e de lá segue rumo ao Paço Municipal, na Vila Liberdade. Durante o percurso é permitida uma parada de 15 minutos do comboio, no Complexo Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, onde vai haver, durante todo o dia, diversas apresentações e atividades em celebração à passagem da Tocha.

Após a retomada do revezamento, os condutores seguem pela Avenida Frederico Ozanan até a Ponte São João, local em que a chama vai deixar Jundiaí para seguir seu curso pelo País até o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, na abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Toda parte logística do comboio do revezamento é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, assim como carros de apoio, seguranças, socorro médico, sinalização de troca entre outras preocupações de formação para passagem da Tocha.

Para mais informações, acesse o site do Rio 2016. Na rede social, as postagens sobre o revezamento da tocha e os Jogos Olímpicos estão sendo compartilhados com as hashtags #TochaOlimpica, #ChamaGeral e #Rio2016.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/05/forca-tarefa-do-revezamento-da-tocha-em-jundiai-mobiliza-secretarias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original