Virada Jundiaí se estende aos bairros da cidade

Publicada em 16/05/2016 às 15:27

Em proposta de acesso democrático à Cultura, a Virada Jundiaí 2016 leva diversidade de atrações para seis bairros distantes da região central: Ivoturucaia, Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Retiro, Jardim das Tulipas e Morada das Vinhas. Todos eles serão contemplados na vasta agenda com encontro de violeiros, palestra hip-hop, música eletrônica, atrações infantis e muito mais.

 Rapper Thaíde vai ao São Camilo para promover diálogo com a comunidade


Rapper Thaíde vai ao São Camilo para promover diálogo com a comunidade

No sábado (21), logo às 10h, o Jardim Santa Gertrudes abre as programações nos bairros com encontro de violeiros e, em seguida, às 12h, o “Trio Viola” toca sucessos do ‘modão’. “Nós vamos tocar um pouco de tudo, mas nomes como Tião Carreiro & Pardinho e Sérgio Reis serão destaques no repertório”, conta Paulo Rogério, integrante do trio. A apresentação será na EMEB Prof. Luiz Biela de Souza, na rua Alice Guimarães Peregrini, nº 850, Jd. Santa Gertrudes.

Também, o evento “Ocupação Hip-Hop” leva o rapper Thaíde para visitar o São Camilo e promover um diálogo com a população sobre as problemáticas da vida na periferia. O encontro está marcado para a Escola Estadual Maria José Maia de Toledo (Rua Pedro Latance, s/nº), das 14h às 17h. Para acompanhar, o Dj Adriano da HP leva a discotecagem para agitar a tarde, junto ao renomado B-boy Rick e outros convidados para roda de dança hip-hop.

MAIS VIRADA JUNDIAÍ
Uma ‘Virada’ para dar água na boca do jundiaiense
Estação Geek vai estar pela segunda vez na Virada Jundiaí
Anacã Cia de Dança participa da Virada com espetáculo sobre amor
Projeto ‘Causa Preta’ leva representatividade da mulher negra à Virada

Enquanto isso, o Ivoturucaia, também das 14h às 17h, prestigia, na Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini (rua Arcangelo Bianchini, nº 985), a intitulada “Festa das Crianças”, que terá Dj Babel na música e muita diversão com brincadeiras e pintura de rosto.

O Campo de Futebol do Alvorada, no bairro Retiro, recebe, das 16h às 19h, muito samba com o pessoal da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (LIJUNES), na apresentação nomeada de “Samba Show”.

Já o domingo (22) propõe a troca de linguagens ao premiar os bairros com diferentes atrações. Para iniciar, às 10h, o Jardim das Tulipas ganha mais uma edição do requisitado encontro de violeiros, que por demanda da localidade abre a oportunidade de violeiros locais mostrarem seu talento, a partir das 11h, no Parque Botânico Tulipas, na rua Congani Bocalão, nº 34.

Dj Adriano é figura confirmada na Virada Jundiaí 2016

Dj Adriano é figura confirmada na Virada Jundiaí 2016

No Morada das Vinhas, a “Ocupação Hip-Hop” chega com Dj Piggy e o B-Boy Rick, para agitar o Centro Esportivo do Morada das Vinhas (rua Uva Niágara, nº 1250), a partir das 14h.

Ampliação
Em 2015, o São Camilo foi o primeiro bairro distante da região central a participar da programação da Virada Jundiaí. Para o Diretor de Ação Comunitária, da Secretaria de Cultura, Kleberson Alexandro Pinto, o crescimento participativo dos bairros na Virada chega a 500%.

“A proposta em 2016 vem de encontro com a necessidade de ampliação dos núcleos de cultura pela cidade. Quando fazemos estes trabalhos nos bairros, atingimos toda uma região, e as ações da diretoria já se ampliam por quatro delas, como a zona leste, médio periférico, extremo sul e norte”, ressalta Kleberson.

Como diferencial, Alexandro ainda aponta o lado benéfico da participação dos bairros na Virada. “A população passa a enxergar o reconhecimento de sua comunidade e a efetivação de mais uma abordagem da proposta do governo em descentralizar as ações culturais, como um marco na história de Jundiaí “, finaliza o diretor.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/16/virada-jundiai-se-estende-aos-bairros-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original