Feira Arte Eco mostra ‘surpresas ecológicas’ ao público

Publicada em 30/05/2016 às 15:58

Abrindo a Semana do Meio Ambiente 2016, um conjunto de peças criativas expostas no pátio interno do Paço Municipal apresenta uma série de surpresas aos visitantes. Peças que exigem o diálogo com os artistas para serem descobertas. Afinal, atrás da beleza, estão materiais inesperados, como embalagens, vidros, papel e muitos outros, que formam o caráter ecológico do trabalho.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A feira temática, organizada pelo programa Jundiaí Feito à Mão, segue até esta sexta-feira (3), das 8h às 18h, e conta, em ordem alfabética, com os artesãos Adriana Hund, Aline Gomes, Eduardo Modesto, Flávio Leone, Milton Fujissawa, Miriam Fernandes, Natália Lourenço, Nei Manzi, Pedro Valli e Tylce Andreotti.

LEIA TAMBÉM
‘EIV’ gerou benefícios de mais de R$ 20 milhões à cidade
Jundiaí salta para 6º lugar estadual no ‘Programa Município Verde e Azul’
Intervenção de ‘ciclofaixa’ na Nove de Julho encerra campanha Maio Amarelo

Feira une dez artistas com surpresas ecológicas aos visitantes

Feira une dez artistas com surpresas ecológicas aos visitantes

Com a qualidade característica do programa, essa feira temática é uma aula extraclasse ou um passeio turístico pela própria cidade. Tem brinco que parece comum até se descobrir que é de papel, tem escultura feita a partir de garrafa pet que parece de bronze, tem peso de porta de galinha com bobes na cabeça que usa potes cheio de areia em seu interior.

E tem ainda caixas a partir de filtro de café, papel, pedaços de galhos tratados e transformados em abajures, tem a arte única dos objetos de papel em origami, tem tábuas de madeira que viram obras de arte, tem cestos que parecem de vime mas criados com jornal, tem potes de garrafa de suco de uva transformada em recipiente de lavanda francesa, tem peças de veículos tornando-se objetos caseiros e assim por diante.

Uma das barracas no térreo do Paço: criatividade sustentável é atração

Uma das barracas no térreo do Paço: criatividade sustentável é atração

Se o passeio pela feira já vale a ida ao Paço pela aula de criatividade e possibilidades de reduzir o desperdício de matérias primas (poupando parte dos recursos naturais), os preços a partir de R$ 10, ou até menos as lembranças de menor tamanho, também ajudam na diversidade.

“A feira é mais uma iniciativa do programa Jundiaí Feito à Mão, que nos últimos três anos valorizou o autêntico artesanato jundiaiense como parte do foco no turismo”, destaca a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

O evento abre uma Semana do Meio Ambiente 2016 que destaca nova subida de Jundiaí no ranking estadual do Programa Município Verde e Azul e uma grande programação de eventos voltados para reforçar o rumo sustentável para a cidade.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/30/feira-arte-eco-mostra-surpresas-ecologicas-ao-publico-da-semana-do-meio-ambiente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original