Desfile de tranças afro é atração no Trançando Arte

Publicada em 02/06/2016 às 15:27

Uma das principais atrações inseridas na sétima edição do Trançando Arte Brasil, neste domingo (12), no Parque da Uva, é o desfile de tranças, às 16h30.

O evento é promovido pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir) e busca proporcionar a democratização da arte e da cultura africanas, bem como o encontro de diversos mundos, valorizando a comunicação, a expressão artística e os traços culturais, como a linguagem e os costumes regionais.

LEIA TAMBÉM
Grafite em homenagem ao ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ encanta estudantes

Juliana é trançadeira em seu salão, o Função Black

Juliana é trançadeira em seu salão, o Função Black

A produtora e organizadora do desfile de tranças, Juliana Vaz Gonçalves Braga, de 33 anos, é trançadeira e possui um salão. Ela conta sobre a iniciativa e importância de promover um evento como o Trançando Arte.

“Meu marido e eu tivemos a ideia de fazer esse evento, ao lado do assessor especial do Gabinete para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, e da coordenadora da Cepppir Valéria Fonseca, e não imaginávamos que hoje teria essa proporção. O retorno, tanto dos profissionais quanto do público em geral, é maravilhoso”, comentou.

Segundo Juliana, ela pede para que cada uma das trançadeiras convidadas para o evento leve pelo menos dois modelos trançados com diferentes estilos, utilizando cores, flores e até mesmo dreads. “O público pode esperar por uma grande variedade de tranças no desfile”, afirmou.

A organizadora ainda ressalta a questão do preconceito com relação aos penteados afros. “O evento ajudou a popularizar os penteados normalmente utilizados apenas por negros, modificando a forma como eles são vistos pela sociedade e diminuindo o preconceito”.

O desfile vai contar com os mais variados modelos de tranças

O desfile vai contar com os mais variados modelos de tranças

Durante o evento, vão ser sorteadas tranças para o público em geral. Quem não for sorteado também vai poder ter o cabelo trançado, basta se dirigir a alguma das trançadeiras e pedir por mais informações, como valor e modelos.

Serviço
O Parque da Uva fica na avenida Jundiaí, s/nº, Anhangabaú. O evento também vai contar com ônibus gratuito entre o Parque da Uva e a Estação Ferroviária. O itinerário Estação Ferroviária/Parque da Uva vai funcionar das 13h às 17h, e a volta está marcada para o período das 18h às 22h30.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/02/desfile-de-trancas-afro-e-atracao-no-trancando-arte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original