Semana do Meio Ambiente discute acessibilidade e práticas da natureza

Publicada em 03/06/2016 às 14:46

Depois da abertura com a feira Arte Eco e atividades de hortas orgânicos e vivências no Parque da Cidade e no Jardim Botânico, no fim de semana, a Semana do Meio Ambiente 2016 recebe, entre segunda-feira (6) e domingo (12) uma intensa programação para os jundiaienses.

A primeira delas é um workshop sobre acessibilidade em unidades de conservação, nesta segunda (6), das 14h às 17h, na Unidam (rua Ernesto Gonçalves Júnior, 62, Jardim Florestal). Participam a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Fundação Serra do Japi e a consultoria Umpratodos, com intervenções de Alcebíades Nascimento Silva Júnior, Flávio Gramolelli Júnior, Amanda Trojal, Rosilene Araújo e Maurício Santana.

LEIA TAMBÉM
Feira Arte Eco mostra ‘surpresas ecológicas’ ao público
4ª Caminhada do Procon Jundiaí está marcada para o domingo (19)
‘Semana do Meio Ambiente’ tem oficinas de hortas e orgânicos e ‘pedalão solidário’

Programação segue durante a semana, com atividades dos mais diversos tipos

Programação segue durante a semana, com atividades dos mais diversos tipos

Na terça-feira (7) é a vez de uma oficina de jardinagem com turmas às 9h e às 14h no Parque do Engordadouro (avenida André Costa, 1.595) orientada pela especialista Luciana Moraes, da Secretaria de Serviços Públicos. As reservas gratuitas podem ser feitas AQUI.

Na quarta (8), os servidores públicos recebem, no intervalo de almoço, duas sessões de vídeos, às 12h30 e às 13h30 no terceiro andar do Paço Municipal, com os curtas “A Maior Flor do Mundo” e “Man”. No mesmo dia, ocorrem diversas atividades para professores sobre o tema “A Educação Ambiental como Integradora Curricular”, organizada pela Secretaria de Educação.

Na quinta (9), é a vez do evento “Bem Viver e Ecologia Profunda”, aberto a todos os interessados, das 14h às 17h, no auditório do oitavo andar do Paço Municipal. Os convidados são Mário Sakaguti, Lilian Tvardovskas e Vanessa Peres, do Instituto Ad Lúmen, e Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O evento inclui uma apresentação do Projeto de Monitoramento da Fauna da Serra do Japi.

No sábado (11), das 8h30 às 11h30, ocorre, no Jardim Botânico (avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.400) a oficina de produção de mudas de plantas aromáticas e medicinais para servidores. O evento tem parceria da Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretaria de Serviços Públicos e as vagas podem ser consultadas em 4589 8750 ou 4589 8734.

No domingo (12), das 9h30 às 11h00, o Jardim Botânico recebe também o evento de dança circular “Dançando Pela Terra”, aberto a todos os interessados, com orientação das focalizadoras Viviana Mola, Ozeneide Machado e Fátima Vianna. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos.

No mesmo domingo (12), das 8h30 às 12h30, é o ato anual de Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim. A iniciativa é de Jornada Sub Mergulho, com apoio da DAE, Polícia Ambiental, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros. A concentração para a caravana será às 8h, na avenida Humberto Cereser, 2.650 (em frente ao Restaurante Bistecão).

E, ainda no domingo (12), ocorre a curiosa oficina sobre plantas alimentícias não convencionais, das 14h às 17h, na Sala de Múltiplo Uso 1, do Sesc Jundiaí. A ideia é mostrar plantas chamadas de daninhas nas calçadas das cidades mas que muitas delas são vegetais resistentes e de alto valor nutricional, podendo ser cultivadas em casa. Com orientação da ArboreSer e parte prática no Jardim Botânico, o evento tem parceria da Secretaria de Serviços Públicos.

“Como gestores do Programa Município Verde e Azul, articulamos também diversas atividades relacionadas ao tema dos variados setores ligados ao campo ambiental da Prefeitura ou atividades com parceiros. A comunidade pode notar que há um amplo cenário voltado para a busca da sustentabilidade”, afirma o diretor de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Pilon.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/03/semana-do-meio-ambiente-discute-acessibilidade-e-praticas-da-natureza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original