Semads presta atendimento às famílias atingidas pelas chuvas no Mato Dentro

Publicada em 07/06/2016 às 18:42

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Defesa Civil e agentes de saúde percorreram as ruas do bairro Mato Dentro, nesta terça-feira (7), fazendo o levantamento e prestando atendimento às famílias atingidas pela tempestade de domingo (5). Colchões, cobertores, cestas básicas e água potável foram distribuídos para os moradores.

LEIA TAMBÉM
Fórum de Segurança será transmitido ao vivo

Mesa discute inclusão de pessoas com deficiência e meio ambiente

Equipes da Semads prestaram atendimento às famílias atingidas pela chuva no bairro Mato Dentro

Equipes da Semads prestaram atendimento às famílias atingidas pela chuva no Mato Dentro

“Estamos no bairro para cadastrar as famílias atingidas e atender emergencialmente àquelas que precisam de ajuda. Apesar das dificuldades, os moradores estão dispostos a reconstruir o que perderam com a chuva”, disse a secretária da Semads, Giany Póvoa.

Moradora da rua Um, a auxiliar de limpeza Tatiane Fernanda Silva, de 29 anos, teve a casa destelhada pelo vento e perdeu móveis e roupas. “Foi um susto. Nunca tinha visto nada parecido, perdi alguns móveis e roupas. Vou precisar de colchões e cobertores. Esta ajuda veio em boa hora”, disse.

Até o momento, quatro famílias foram desalojadas de suas casas e estão abrigadas na paróquia São José. Os demais moradores que tiveram suas casas danificadas pelo vento, que atingiu 130 km/h, já trabalham na reconstrução.

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil atuam no local desde a madrugada de segunda-feira (6), na liberação de estradas, remoção de árvores e postes e vistoriando áreas de risco.

Secretária da Semads esteve no bairro e conversou com os moradores

Secretária da Semads esteve no bairro e conversou com os moradores

Além do Mato Dentro, também sofreram as consequências da tempestade os bairros Rio Acima, Jundiaí Mirim, Caxambu, Roseira, Corrupira e Vista Alegre. Estes pontos foram atingidos por uma corrente de ar descendente concentrada na base das nuvens.

O fenômeno é chamado de microexplosão, uma espécie de colchão de ar que desce com velocidade grande e proporciona rajadas de vento muito fortes. Os efeitos são semelhantes aos de um tornado.

Viviane Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/07/semads-presta-atendimento-as-familias-atingidas-pelas-chuvas-no-mato-dentro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original