Escolas criam bandeiras para concorrer à réplica da tocha olímpica

Publicada em 17/06/2016 às 14:51

Três escolas da rede municipal de ensino estão participando do Desafio da “Trégua Olímpica – Eu Construo a Paz.” As Emebs Professora Gloria da Silva Rocha Genovese, na Vila Cristo, Antonio de Pádua Giaretta, no Jardim Carlos Gomes, e Professor João Luiz de Campos, no Jardim Florestal, produziram bandeiras da paz e enviaram para o projeto Transforma, desenvolvido em parceria pelo Ministério da Educação e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para divulgar os esportes olímpicos e paralímpicos, em especial as modalidades pouco praticadas no Brasil, e disseminar os valores dos jogos. Os dez pavilhões mais votados receberão uma réplica da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio2016.

VOTE AQUI

Crianças participam de projeto para valorizar valores olímpicos

Crianças participam de projeto para valorizar valores olímpicos

A votação está movimentando todo o País. Ao todo, 110 escolas estão participando. Para votar, basta entrar no site Desafio Transforma e escolher a bandeira. Os trabalhos enviados também farão parte de um grande mosaico de bandeiras da paz, que será exibido em diferentes pontos do Rio de Janeiro, durante a competição.

LEIA MAIS
Mais de 160 profissionais participam do ‘Nossos Saberes’
Escola municipal do Medeiros recebe museu de Tonico e Tinoco
Coordenadoria de Bem-Estar Animal amplia política pública para “pets” na cidade

Na escola Glória, tanto os alunos quanto a equipe escolar estão empolgados. Pelo levantamento da unidade, a Emeb estava, até quinta-feira (16), em nono lugar. A bandeira foi confeccionada em grupo e foi escolhida após votação. “É um privilégio participar desse projeto. Fizemos várias atividades. Eu sou agente jovem e ajudo na divulgação. A minha equipe foi a que fez o desenho vencedor. Estamos muito confiantes que ficaremos bem colocados”, ressaltou Rafael Maciel Galdino, de 8 anos, pedindo o voto de todos os moradores de Jundiaí.

Segundo a diretora, Ivoneide Maria de Araujo, desde o ano passado, a equipe aderiu ao projeto e desenvolveu inúmeras atividades. Entre elas, um festival em que pais e alunos puderam vivenciar as modalidades paralímpicas de vôlei sentado e corrida com guia. “Além da divulgação dos jogos, essa iniciativa desenvolve valores como amizade, solidariedade e incentiva o trabalho em equipe, o que é muito importante e o que esperamos que fique.”

A escola conta com 513 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Os trabalhos enviados também farão parte de um grande mosaico de bandeiras da paz,

Os trabalhos enviados também farão parte de um grande mosaico de bandeiras da paz

Mobilização
Na Emeb Antonio Giaretta, a comunidade também está mobilizada. A bandeira da escola foi criada de forma diferente. Foi montada uma exposição com inúmeras propostas e os 260 estudantes do 1ª e 3º anos escolheram elementos em cada uma delas. A partir dos símbolos definidos criaram a bandeira ‘oficial’. “Foi uma produção coletiva. Agora estamos mobilizando os pais, os parentes, a comunidade para que votem”, comentou a diretora Adriana Menezes Tonholo.

Na João Luiz, o envolvimento é igualmente grande. O projeto é desenvolvido com os 330 alunos do Ensino Fundamental, mas a tarefa de produzir a bandeira ficou com os estudantes dos quintos anos. Depois de muita pesquisa, os desenhos foram construídos e foi selecionado o que mais se encaixou a proposta. “Agora, estamos divulgando para tentar conseguir o maior número de votos”, conta a diretora Maria Dejazete Leal.

A equipe, além de incentivar os pais por meio de bilhetes, montou postos de votação na própria escola. “Trouxemos um 3G e disponibilizamos um computador para o pessoal votar. Até na festa junina, os pais puderam contribuir. A campanha continua até o final do mês”, acrescenta.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 20 de julho.

Roberta de Sá
Fotos: Cleber de Almeida e divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/17/escolas-criam-bandeiras-para-concorrer-a-replica-da-tocha-olimpica/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original