Palestra do Comad aborda drogas no esporte

Publicada em 21/06/2016 às 16:50

“Drogas e esporte” foi o tema da palestra ministrada pela coordenadora de prevenção do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) Jundiaí, Carla Maria Montalto, na noite dessa segunda-feira (20), no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, para uma plateia formada por educadores físicos. A palestra faz parte da programação da 2º Semana de Reflexão sobre Drogas de Jundiaí, promovida pelo Comad e pela Prefeitura.

Especializada em dependência química, Carla abordou a utilização de drogas entre atletas, substâncias que caracterizam “doping”, quais os motivos que levam o uso, o que o esportista busca e os prejuízos causados à saúde. “A proposta é passar a informação para os educadores físicos a fim de que possam reconhecer os indícios de drogas nos alunos e fazer a intervenção para que a prática esportiva seja saudável”, explicou a coordenadora do Comad.

LEIA TAMBÉM
Ginastas têm bons resultados no Troféu Destaque da Liga Intermunicipal
Exposição ‘Jogos Paralímpicos- Espírito em Movimento’ tem início no Paço
Atletismo jundiaiense fatura 20 medalhas na 1ª Etapa do Circuito Regional

Educadores físicos participaram da palestra

Educadores físicos participaram da palestra

Segundo Carla, embora o uso de algumas substâncias psicoativas possa melhorar a performance esportiva, as consequências trazem prejuízos à saúde do usuário. “O esporte é um aliado da vida saudável desde que não esteja associado ao uso de substâncias que possam afetar a saúde negativamente.”

Com o objetivo de mobilizar a sociedade para as políticas públicas sobre o tema, a programação prossegue até sábado (26) com palestras, capacitação e atividades culturais. Desde 2014, o Comad desenvolve ações que contribuem com a segurança e bem-estar, promovendo encontros e palestras. Em 2015, foi realizada a 1ª Semana de Conscientização Sobre Drogas, focada na conscientização da sociedade sobre os prejuízos causados pelas drogas.

Mais Esporte
Nesta terça-feira (21), outra ação da 2ª Semana de Reflexão sobre Drogas de Jundiaí foi com os alunos do projeto Circuito do Esporte, no Centro Esportivo Antônio de Lima, no bairro Agapeama. A atividade desenvolvida foi o tênis, que teve como coordenador o técnico voluntário Ricardo Silva.

A ideia principal da ação é apresentar atividades acessíveis para que crianças e adolescentes tenham alternativas à rua e, assim, dificultar o contato com o mundo das drogas. O Circuito do Esporte é um projeto que foi criado com o objetivo de democratizar as atividades esportivas e descentralizar as diversas modalidades nos espaços públicos da cidade.

“Dentre os projetos da Secretaria de Esporte e Lazer, o Comad escolheu o Circuito para entrar na programação desta semana tão importante de conscientização. O esporte é ferramenta fundamental nesse processo de prevenção às drogas e ter atividades dentro de um local fechado com profissionais qualificados para organizar as ações é de suma importância ”, disse o secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia.

Talisson Kevin Ferreira Martins, de 9 anos, disse que sua rotina mudou após começar a praticar as modalidades oferecidas no centro esportivo. “Eu chegava da escola e ficava brincando na rua. Agora eu venho depois do almoço para cá, faço futebol e depois jogo tênis. É muito melhor brincar aqui que na rua e minha mãe não precisa mais brigar para eu sair da rua”, contou o garoto.

Após a conversa, os alunos da iniciação se enfrentaram em duplas e mostraram que mesmo sem experiência mandam bem com a raquete. Nas rodadas foram intercalando as equipes e comemorando os pontos feitos por cada um, já que entenderam que só por estarem ali já eram todos campeões.

A programação da Semana de Reflexão continua nesta quarta-feira (22), às 8h30, com uma atividade de interação e capacitação para profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no CEU das Artes Vista Alegre. Na quinta (23), às 14h, a coordenadora de Saúde Mental de Jundiaí, Ana Thomé, vai fazer palestra para profissionais em formação da área da saúde, psicologia e assistência social, no Senac. Na sexta-feira (24), às 17h, está marcada palestra “Violência Doméstica”, no Complexo Argos. Encerrando a programação, no domingo (26), às 19h, o Comad vai distribuir 150 ingressos para o Concerto Sinfônico da Associação Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, no Teatro Polytheama.

Aula de tênis: esporte como alternativa à rua

Aula de tênis: esporte como alternativa à rua

Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/21/palestra-do-comad-aborda-drogas-no-esporte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original