Jundiaí é confirmada como ‘Interesse Turístico’

Publicada em 22/06/2016 às 18:19

Depois do reconhecimento pelo Ministério do Turismo, Jundiaí está agora na nova categoria de Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo. A confirmação da nova lei foi anunciada para a Prefeitura, nesta quarta-feira (22), pelo Governo do Estado e marca o resultado de um trabalho intenso implementado desde 2013 com a incorporação do setor na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

“Temos tido uma prioridade muito forte nesse campo e esses avanços confirmam os resultados, com ênfase no turismo rural. E isso tem reforçado o investimento privado também”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Semana do Meio Ambiente deixa legado simbólico
Jundiaí define agenda para indicação geográfica da uva
Inverno é a estação do vinho familiar nas 16 vinícolas familiares de Jundiaí

Ministério do Turismo confirma Jundiaí agora em nova categoria

Ministério do Turismo confirma Jundiaí agora em nova categoria

De acordo com o governador Geraldo Alckmin, que fez o anúncio durante reunião no Palácio dos Bandeirantes, o turismo é uma atividade central para a geração de emprego e renda, “irrigando a economia com pequenos e médios empreendimentos” e a lei vai ser promulgada nos próximos dias. Com a medida, Jundiaí passa a constar na nova categoria dos municípios de interesse turístico, ao lado da categoria já existente das estâncias turísticas.

Em Jundiaí, que recebe 450 mil visitantes por ano (em dados de 2014), a política municipal estimulou a criação de Rotas Turísticas, a valorização do verdadeiro artesanato no Jundiaí Feito à Mão, o fortalecimento do Circuito das Frutas e do Conselho Municipal de Turismo e também foram criados o Plano Municipal de Turismo e o fundo correspondente. Somente a retomada do formato comunitário da Festa da Uva, em 2013, permitiu o salto de 70 mil para 170 mil visitantes em 2016.

“O trabalho de fortalecimento do turismo com ênfase rural também foi acompanhado pela busca de maior apoio a esse setor da cidade, como no Programa de Subsídio do Seguro Agrícola e também nas diversas modalidades de venda direta do produtor ao consumidor”, observa a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

Em outubro de 2015, o município já havia ingressado na categoria B do Mapa Turístico Brasileiro, que, ao lado da categoria A, reúne 218 de todos os 3.345 municípios brasileiros cadastrados (6,5%) e é responsável por 68% do fluxo doméstico e 97% do fluxo internacional do País. No Estado de São Paulo, são apenas 44 municípios nessas categorias no Mapa Turístico Brasileiro – menos que a política estadual, que com a nova lei passa a reconhecer 70 estâncias e 140 municípios de interesse com acesso e descenso anual de quatro de cada categoria por ano.

CONHEÇA A CARTILHA NACIONAL DE CATEGORIZAÇÃO

Para a inclusão na lei paulista dos Municípios de Interesse Turístico, o trabalho da Prefeitura desenvolveu três documentos principais que foram o Inventário da Oferta Turística do Município, em paralelo ao surgimento do Portal de Turismo da cidade, em etapa que envolveu ainda a Pesquisa do Perfil da Demanda Turística, que somou mais de 600 questionários reunidos em 26 pontos de interesse em parceria com a Unip. A sistematização desses dados gerou também o Panorama do Turismo em Jundiaí.

“Essas medidas permitiram atualizar alguns conceitos, como a presença de um número maior de turistas de lazer de curto prazo, o chamado turista de um dia, ainda maior do que de turistas de negócios, que eram considerados empiricamente como maioria absoluta”, explica a diretora setorial Marcela Moro.

O Plano Municipal de Turismo, que, além desses dados, incorporou ainda o Diagnóstico da Oferta Turística, a Análise de Concorrência, a Análise de Tendências de Mercado, o Prognóstico Turístico, a Política Municipal de Turismo e o Plano Municipal propriamente dito, foi finalizado na primeira semana de novembro, com envolvimento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A última etapa ocorreu com a aprovação do plano e da política pelos vereadores da Câmara Municipal, em 22 de novembro do ano passado.

Apenas o Inventário Turístico do Município, a Pesquisa de Perfil da Demanda e o Plano de Desenvolvimento Turístico somam juntos quase 700 páginas com imagens e informações atualizadas.

Com todo esse trabalho, Jundiaí vai ser cada vez mais reconhecida como Terra da Uva mas também como terra de múltiplas atrações ambientais, históricas, culturais e econômicas em um setor com tendência ao crescimento a curto, médio e longo prazos. Agora com reconhecimento tanto federal como estadual.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/22/jundiai-e-confirmada-como-municipio-de-interesse-turistico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original