Prefeitura inaugura nova Unidade de Saúde Pitangueiras

Publicada em 23/06/2016 às 17:10

Em continuidade à série de investimentos na atenção básica de saúde, a Prefeitura de Jundiaí entregou na manhã desta quinta-feira (23) as novas instalações da UBS Pitangueiras, que passa a funcionar no número 92 da rua Itália. O imóvel, de 392 m² de área construída, o dobro do espaço da antiga casa, vai oferecer mais comodidade para usuários e funcionários.

A unidade tem atualmente 26 mil cadastros – sendo 10 mil ativos – e chegou a ser desativada em 2012, quando os pacientes foram remanejados para a UBS Anhangabaú. Mas, após avaliação do governo Pedro Bigardi, a unidade foi reaberta em julho de 2013.

LEIA TAMBÉM
Saúde promove workshop sobre cuidadores
Emeb no Jardim do Lírio é entregue à comunidade

UBS Maringá promove mais uma edição do ‘Arraiá da Saúde’
Congresso reúne dermatologistas de todo o País na Faculdade de Medicina

Cerimônia: presença de usuários, funcionários e autoridades

Cerimônia: presença de usuários, funcionários e autoridades

Nesses três anos, o imóvel de 145 m² na rua Inglaterra tornou-se insuficiente para as 9.500 consultas médicas e os 6.400 procedimentos de enfermagem realizados por ano. “Foi um período de muita paciência. Estávamos num local aquém da demanda e do que a população e os funcionários mereciam. Mas agora está ótimo, tudo muito melhor”, lembrou a enfermeira Ângela Maria Vilela, gerente da UBS.

Ela contou que, a partir de agora, além da nova recepção, consultórios médicos, salas de vacinação e de curativos separadas, a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) também terá espaço especial para as atividades e reuniões dos grupos. “A estrutura é fundamental para o acolhimento dos pacientes e também para o melhor desempenho da equipe. Aqui temos um espaço amplo e tudo no seu devido lugar.

O prefeito Pedro Bigardi reafirmou o compromisso do governo municipal com a saúde. “Um dos desafios da gestão era recuperar a rede de atenção básica, pois muitos prédios estavam inadequados para atender à população. E estamos conseguindo. Já são 20 unidades ampliadas e reformadas. Nos próximos dias vamos entregar a UBS Tarumã e também já começamos a obra na unidade do Jardim do Lago, uma antiga demanda dos moradores”, listou.

Bigardi também destacou o trabalho dos servidores, especialmente na área da saúde, que atendem a população em um momento difícil. “O acolhimento é essencial para melhorar a vida das pessoas. Com os investimentos e os bons profissionais atendendo a gente está fazendo uma saúde cada vez melhor na cidade.”

Novos consultórios e salas de procedimentos

Novos consultórios e salas de procedimentos

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, reforçou a importância dos investimentos na atenção básica, oferecendo uma rede acolhedora. “E isso se faz na unidade de saúde, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde somos acompanhados, onde os profissionais sabem quem somos, onde moramos. Temos de valorizar isso.”

Representando a Câmara Municipal, o vereador Gerson Sartori parabenizou a equipe da unidade de saúde pelo trabalho realizado e pelas novas instalações. “Fico muito feliz de participar desse momento”, comentou.

Participaram ainda da cerimônia o superintendente do Hospital São Vicente, Francisco Claro, os secretários José Renato Polli (Educação), Valéria Silveira de Oliveira (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Jean Camoleze (Cultura), Liraucio Tarini (Relações Institucionais), Alan Piccolo (chefe de Gabinete), José Carlos Pires (GGIM), José Roberto Ferraz (Guarda Municipal) e Jamil Yatim (DAE), além dos vereadores Valdeci Vilar e Rafael Purgato.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/23/prefeitura-inaugura-novas-instalacoes-da-ubs-pitangueiras/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original