Instituto Federal abre inscrições para cursos de extensão à comunidade

Publicada em 05/08/2016 às 16:01

Estão abertas as inscrições para os cursos Formação Inicial e Continuada (FIC), que vão ser ministrados no Câmpus Jundiaí, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para o segundo semestre de 2016, vão ser oferecidos os cursos de Educação Física Escolar, Excel Intermediário, Fotografia Urbana, História da Arte: Leituras & Contextos, Química e Meio Ambiente e Preparatório para o Enem e exames vestibulares.

Para inscrever-se, o candidato precisa levar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de endereço. Os menores devem estar acompanhados de seus responsáveis, que também devem apresentar documento de identificação (original e cópia). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, entre a segunda (8) e a  quinta-feira (18) de 2016, das 14h às 18h, no Instituto Federal, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos, Vila Arens, 2º andar. O telefone de contato é (11) 2434-2099.

Educação Física Escolar
Tendo como público-alvo professores de Educação Física das redes públicas e particular (e estudantes de graduação dessa disciplina), o curso tem como finalidade o desenvolvimento de conhecimentos necessários ao processo de inovação das práticas pedagógicas voltadas à formação do educando para o exercício da cidadania. As aulas acontecerão às terças-feiras em dois horários: matutino, das 9h às 10h40 (Turma I) e vespertino, das 14h às 15h40 (Turma II). São 20 vagas por turma e a carga horária será de 30 horas. O curso tem início na terça-feira (23) e vai ser coordenado e ministrado pelo Prof. Dr. Marcolino Malosso Filho.

Excel Intermediário
O curso tem como objetivo apresentar os recursos do Excel como uma importante ferramenta da informática, auxiliar no controle da gestão empresarial (micro e grandes empresas) e comércios, como também no controle dos recursos domésticos. O público-alvo são trabalhadores de indústrias, comércios e demais interessados. Sob a coordenação da Profª. Me. Andrea Carolina Peres Kulaif, vão ser disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão oferecidas às sextas-feiras, das 14h às 16h30, com início na sexta-feira (26).

Fotografia Urbana
Composto de aulas práticas e teóricas, o curso abordará temas relacionados à composição visual, técnicas fotográficas, aprimoramento do olhar e desdobramentos da urbanização. O público-alvo são artistas, profissionais ligados à área de artes visuais, movimentos sociais e comunidade em geral. Os interessados devem ter idade acima de 15 anos e possuir qualquer equipamento com câmera digital (celular com câmera ou qualquer máquina digital). O curso vai ser coordenado e ministrado pela Profª. Me. Vanessa Stollar. Serão oferecidas 25 vagas e as aulas acontecerão às quintas-feiras, das 10h às 12h, com início na quinta-feira (25). A carga horária é de 40 horas.

História da Arte: Leituras & Contextos
O curso promoverá uma leitura da história das artes visuais possibilitando o entendimento de sua relação com a vida em sociedade e as transformações histórico-culturais. Para tanto, as aulas estão voltadas não apenas para os aspectos técnicos da criação das obras, mas também pela leitura dos campos de sentido e contextos presentes em sua produção, representação e recepção. O público-alvo são alunos de graduação e ensino médio, professores das redes públicas e particular de ensino e demais profissionais ligados à educação que desejem aprofundar seus conhecimentos na História da Arte. O curso terá carga horária de 32 horas e será coordenado e ministrado pelo Prof. Dr. Tiago Machado de Jesus. Serão disponibilizadas 25 vagas e as aulas serão ministradas às quartas-feiras, das 14h às 16h, com início na quarta-feira (24).

Química e Meio Ambiente
A ideia desse curso é oferecer aos alunos um importante olhar sobre como a química enquanto ciência pode atuar de maneira central no conhecimento dos problemas ambientais e na resolução desses problemas. O público-alvo são professores de ciências e de química, vestibulandos e demais interessados na temática em questão. Serão oferecidas 25 vagas e as aulas acontecerão às terças e quintas- feiras, das 17h45 às 19h15, com início na terça-feira (23). O curso terá um total de 42 horas e será coordenado e ministrado pelo Prof. Marcelo Rodrigo Silva Pinto.

Preparatório para o Enem e exames vestibulares
Visando atender às demandas do Enem e dos principais exames vestibulares do estado de São Paulo, o curso abordará os temas mais solicitados em todas as disciplinas da base comum do Ensino Médio. Além das aulas, serão aplicados simulados e propostas de redação com temas da atualidade, discutidos em sala de aula. O curso será oferecido de segunda a sexta-feira, no período da tarde e o público-alvo são estudantes do 3º Ano do Ensino Médio e demais interessados que já concluíram seus estudos na Educação Básica. Sob a coordenação do Prof. Marcelo Rodrigo Silva Pinto, o curso será ministrado por todos os professores da base comum do Ensino Médio, do Câmpus Jundiaí. As aulas serão oferecidas de segunda a sexta-feira, das 13h45 às 17h45, com início na segunda-feira (22).

Assessoria de Imprensa IFSP


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/05/instituto-federal-oferece-cursos-de-extensao-a-comunidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original