Serviço de Atendimento Móvel de Urgência: Samu – Telefone 192

O que é o SAMU/192?
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, atuando no atendimento pré hospitalar, à população em casos de risco de vida/emergência.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, Clínica, Pediátrica, Cirúrgica, Gineco-obstétrica e de Saúde mental da população.

Como Funciona?
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após a chamada gratuita, no telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação, que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com técnico de enfermagem e socorrista, para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.

Como fazer ?

Solicitação via telefone 192.
Enfatizamos a responsabilidade de cada cidadão ao acionar este serviço, que visa a salvar vidas, evitando ligações telefônicas sem esta finalidade.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/saude/como-utilizar-os-servicos-do-sus-em-jundiai/assistencia-hospitalar-e-urgencia-e-emergencia/servico-de-atendimento-movel-de-urgencia-samu-telefone-192/