A Agricultura no Município

Em Jundiaí não existem grandes propriedades, a divisão das terras se caracteriza pela pequena propriedade. Os chamados minifúndios, em sua maior parte, são resultados do trabalho familiar e de sistemas de parceria. Ao todo, existem 1.578 unidades produtoras, das quais 53% possuem menos de 5 hectares; 95% delas possuem até 50 hectares.

Nosso Município se estende por uma área de 432 km² dos quais cerca de 320 Km² correspodem às zonas rurais. A produção agrícola voltada ao abastecimento do mercado local e regional é uma de nossas mais antigas tradições e remonta ao século XVII, no início de nosso povoamento.

Nas últimas décadas, contudo, muitas têm sido as pressões para a ocupação, em moldes urbanos, dessas áreas, consequência da aceleração dos processos de urbanização e de industrialização.

Jundiaí, porém, tem na defesa da manutenção de suas áreas rurais um de seus mais fortes princípios, seja pelos empregos diretos e indiretos que as lavouras geram, seja pela permanência de certas qualidades ambientais e, ainda, pela garantia de abastecimento de nossa população com frutas e verduras sempre fresquinhas. A Unidade de Gestão de Agricultura , Abastecimento e Turismo (UGAAT) é responsável pela coordenação, fiscalização e manutenção desse sistema de abastecimento em Jundiaí.

Embora as uvas ainda sejam nosso cartão de visitas, outras frutas, tais como o morango, o caqui e o pêssego, e uma grande variedade de legumes e verduras também são produzidas na zona rural da cidade.

A Unidade de Gestão de Agricultura , Abastecimento e Turismo (UGAAT) possui um corpo técnico à disposição dos produtores municipais, fornecendo orientações e difundindo novas técnicas para aprimoramento e modernização da agricultura na cidade, além de:

  • Vistoria a propriedades rurais para isenção de IPTU;
  • Visitas a proprietários rurais;
  • Programa estadual de microbacias hidrográficas;
  • SIM – Serviço de Inspeção Municipal (em estudo);
  • Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR.

Principais Explorações Agrícolas

O Município apresenta uma agricultura diversificada, com destaque para a fruticultura. A uva niagara, nossa principal exploração, está presente em mais de 550 propriedades; a horticultura é estruturada na produção de folhosas como o alface e almeirão, bem como as hortaliças de frutos; a produção de eucalipto é voltada para o abastecimento de lenha, as áreas de pastagens completam a ocupação agrícola de nossas terras.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/agronegocio-abastecimento-e-turismo/agricultura/a-agricultura-no-municipio/