Departamento de Proteção Social Especial

Departamento de Proteção Social Especial

A Proteção Social Especial (PSE) destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados. Para integrar as ações da Proteção Especial, é necessário que o cidadão esteja enfrentando situações de violações de direitos por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas.

Diferentemente da Proteção Social Básica que tem um caráter preventivo, a PSE atua com natureza protetiva. São ações que requerem o acompanhamento familiar e individual e maior flexibilidade nas soluções. Comportam encaminhamentos efetivos e monitorados, apoios e processos que assegurem qualidade na atenção. As atividades da Proteção Especial são diferenciadas de acordo com níveis de complexidade (média ou alta) e conforme a situação vivenciada pelo indivíduo ou família.

Pertencem à Média Complexidade e implantados em Jundiaí:

  • Centro POP: voltado especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua, oferece o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito.
  • Serviço Especializado em Abordagem: é um serviço que tem a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Os usuários deste serviço são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência.
  • Condomínio do Idoso

São considerados serviços de Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade aqueles que oferecem atendimento às famílias e indivíduos que se encontram em situação de abandono, ameaça ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório, fora de seu núcleo familiar de origem.

São quatro os serviços compõem a PSE de Alta Complexidade e implantados em nosso município:

  • Serviço de Acolhimento Institucional (que poderá ser desenvolvido nas modalidades de abrigo institucional, casa-lar, casa de passagem ou residência inclusiva)
  • Serviço de Acolhimento em República
  • Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora
  • Serviço de Proteção em situações de Calamidade Pública e de Emergência

Confira os endereços dos serviços relacionados à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/assistencia-e-desenvolvimento-social/departamentos/departamento-de-protecao-social-especial/