Cidade das Crianças

Prefeitura de Jundiaí

Cidade das Crianças

Jundiaí é o primeiro Município do Estado a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças e segundo no país, logo após Boa Vista (Roraima). A apresentação do conceito “Cidade das Crianças” foi feita em dezembro de 2018 e é resultado da integração entre as Unidades de Gestão, que trabalharam alinhadas pela proposta de governo por plataformas.

O “Comitê das Crianças” e “Ruas de Brincar” são os programas que integram o conceito do programa pela implementação de políticas públicas que deem protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforcem a importância do brincar. A iniciativa é resultado das adesões do Município ao Instituto Alana e à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.

O “Comitê das Crianças” consiste no sorteio de 24 crianças de todas as regiões do Município para compor um grupo que irá debater ao longo do ano propostas de políticas públicas para a infância e as apresentarão ao Executivo. Já o “Ruas de Brincar” consiste no fechamento de determinadas vias, sob a tutela da comunidade, para que as crianças possam brincar sem os carros.


Principais Metas

Comitê das Crianças

O Comitê das Crianças é um órgão que visa dar voz às crianças, na discussão e proposição de soluções para os problemas que seus integrantes identificam na cidade. O Comitê este ano será composto por 24 crianças (12 meninos e 12 meninas).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO ONLINE

A composição das vagas irá funcionar respeitando o abairramento proposto pelo Plano Diretor. Das sete regiões que compõem o Município, seis contarão com representantes, já que a sétima delas compreende o território da Serra do Japi.

Cada uma das seis regiões contará com um representante conduzido do Comitê das Crianças de 2019 e com três crianças inscritas voluntariamente e com autorização de pais ou responsáveis legais, escolhidas por meio de sorteio público, a ser realizado no dia 18 de março deste ano.

No ato das inscrições, que serão realizadas entre os dias 02 e 13 de março, as crianças interessadas em compor o Comitê deverão ser nascidas entre 2009 e o mês de março de 2011

Todos os participantes devem estar matriculados em escolas públicas ou privadas do Município.

O Comitê das Crianças se reúne mensalmente aos sábados, a partir das 14h, no Complexo Fepasa, entre os meses de abril e novembro, em calendário a ser definido. O prefeito Luiz Fernando Machado participa da primeira e última reuniões do grupo, respectivamente, para dar início aos trabalhos da nova composição e acolher as demandas e sugestões discutidas pelas crianças ao longo dos encontros.


Notícias


Todas as notícias