Clínica da Família

Prefeitura de Jundiaí

Clínica da Família

Entregue em 1º dezembro de 2018, a Clínica da Família Novo Horizonte foi desenhada para atender 40 mil pessoas moradoras dos bairros Novo Horizonte 1 e 2, Almerinda Chaves, CDHU e Residencial Jundiaí 1 e 2 no modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O equipamento oferece resolutividade de 80% dos casos, fator importante para a região, distante mais de 10 km do Centro.

A Clínica da Família é uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que oferece todos os serviços da atenção básica (feitos pela equipe de Estratégia de Saúde de Família), com o acréscimo de exames clínicos, ultrassonografia, raio-x e eletrocardiograma no local, além de atendimento de traumato-ortopedia (12 horas) – a maior demanda da região. Ao todo, a Clínica da Família conta com oito equipes de Estratégia de Saúde da Família formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista e agente. Cada equipe é responsável por uma microrregião de 5 mil pessoas, com o trabalho de identificar as necessidades de cada família, subsidiando a gestão do equipamento para ações de promoção de saúde de forma direcionada.

Esse sistema proporciona muitas vantagens além da resolutividade, já que o vínculo criado pela equipe de atendimento com a família, resulta na maior adesão ao tratamento e acompanhamento necessários. Também com base nos dados, são desenvolvidas atividades para promoção de saúde no território de cada microrregião, conforme as necessidades identificadas. São ações que, juntas, oferecem saúde de excelência para a população e incorporam modelo que será ampliado para as demais regiões da cidade.


Principais Metas

Notícias


Todas as notícias