Achados e Perdidos

Domiciliação

É muito importante manter cães e gatos domiciliados, ou seja, dentro dos limites de sua residência, seja apartamento ou casa com quintal. Embora em algumas situações possa parecer difícil, a domiciliação sempre é possível de ser feita, e essa prática promove uma vida mais segura para o animal. A vida do animal que você assumiu precisa ser respeitada, e ela é de sua inteira responsabilidade.

Embora não existam estatísticas, muitos animais se perdem de seus tutores. Não é raro ver posts ou cartazes de pessoas em busca de seus animais, o que causa muita tristeza e angústia nas pessoas e nos animais perdidos. Por isso, é de extrema importância que seu animal esteja sempre com coleira com plaqueta de identificação (com nome do animal e telefone do tutor). Além disso, é importantíssimo que o animal seja microchipado. O microchip identifica o animal e o relaciona a seu tutor.

Alguns cuidados para evitar fugas

O animal deve sair somente acompanhado pelo tutor ou por pessoas que possam controlá-lo, sempre com coleira e guia, no caso dos cães. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte adequadas, pois se assustam com muita facilidade. Alguns gatos se adaptam bem à coleira e guia.

Evite expor cães e gatos a situações desconhecidas, para que não fiquem assustados. O animal costuma dar sinal quando está estressado, procure entender a linguagem dele.

Fêmeas no período do cio, e machos durante o ano todo, estarão sempre procurando reproduzir e ficam alertas para encontrar um parceiro, nesses momentos muitos animais fogem e não voltam mais, a única forma definitiva de evitar essa situação é a castração.

O que fazer quando perder seu animal?

Se você quer reencontrar seu animal uma das coisas mais importantes é você ser encontrado. Para tanto, forneça telefone para contato, local onde o animal se perdeu, data da perda e descreva com detalhes as características  que possam ajudar a identificar o animal. Coloque faixas, espalhe cartazes com fotos  e folders nas proximidades do local onde o animal se perdeu e em algumas áreas mais distantes (os animais podem caminhar muito), distribua em clínicas veterinárias, pet shops, farmácias, açougues, sacolões e outros estabelecimentos comerciais. Faça posts nas redes sociais e distribua em grupos de whatsapp do bairro, de amigos e familiares. Procure sempre o Departamento do Bem Estar Animal para ajudá-lo.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/departamento-do-bem-estar-animal/achados-e-perdidos/