Ações

Programa de adoção, esterilização e identificação de cães e gatos

Mutirões de castração de cães e gatos
Desenvolvidos a fim de realizar o controle populacional dos animais – voltados para núcleos de submoradias, população de baixa renda e ONGs.

Adoção de animais
Após criteriosa avaliação caso a caso, infelizmente alguns animais são resgatados de situações de risco de vida, maus tratos ou abandono, eles são castrados, identificados e encaminhados para as campanhas de adoção em busca de um novo lar e de novos proprietários, cientes de sua condição de saúde e necessidade de atenção e carinho.

Identificação por microchip
Quando os animais passam por uma cirurgia de esterilização (castração), um microchip é introduzido debaixo de sua pele, desta maneira, conseguimos identificá-lo através de uma sequência de números gravados, bem como os dados do seu responsável (nome, endereço, telefone). Este procedimento nos dá agilidade para identificar os animais que estejam na rua, seja por abandono, fuga, acidentados ou perdidos, e consequentemente, localizar seu dono para que ele resgate o animal. Medidas como esta, visam coibir o abandono de cães e gatos nas ruas e problemas que eles possam causar, como mordeduras, atropelamentos, crias indesejadas ou transmissão de doenças.

Orientações Veterinárias
É de extrema importância manter a saúde de seu animal em dia, tanto para o bem estar dele, quanto para sua própria saúde, por isso, procure um médico veterinário sempre que notar alguma mudança de comportamento ou física em seu animal.
É essencial que seu animal esteja com as vacinas em dia e com endo e ectoparasitas controlados, portanto sempre procure um Médico Veterinário.

Vacinação
Os cães devem ser vacinados logo após o desmame, com 45 dias de vida.
A vacinação dos cães protege contra diversas doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Hepatite, Influenza, Leptospirose e Raiva.
Primeira dose: 45 dias de vida;
Segunda dose: 75 dias de vida;
Terceira dose: 105 dias de vida;
Raiva: 135 dias de vida.

Vermifugação
Cães filhotes: 1ª dose aos 15 dias de vida, com reforço após 15 dias.
Em animais adultos, a vermifugação deve ocorrer de 4 em 4 meses.

Controle de ectoparasitas (Pulga, carrapato…)
Uma vez ao mês é necessário aplicar um remédio que faça a prevenção destes parasitas.

Realização de vistorias via 156, denúncia de maus tratos e apoio técnico
Todas as solicitações de vistorias sobre prática de qualquer tipo de maus tratos, ou que estejam em desacordo com as práticas de guarda responsável e bem estar dos animais domésticos, de estimação, de produção e silvestres, devem ser registradas via 156 – o documento gerado virá ao departamento e entrará na nossa rotina de trabalho, além disso, damos apoio técnico quando solicitados por outras secretarias ou órgãos, como Polícias Civil, Militar, Ambiental.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/departamento-do-bem-estar-animal/acoes/