Ampliar o programa de educação ambiental incorporando universidades, escolas públicas e privadas e outras, e para diferentes faixas etárias.

Programa de Governo: Município Sustentável

Unidade (s) Responsável (is): FSJ e UGPUMA

O que foi feito:

Elaborado o Diagnóstico do Plano Municipal de Educação Ambiental, no qual foi incluída a Fatec. Elaborados gibis para crianças sobre a Serra do Japi (2021). Grupos de alunos visitaram a serra. 
Em 2023 as atividades de educação ambiental continuaram a ser realizadas na sede da FSJ e na Base Ecológica. Na sede da FSJ foi realizado o programa “pequeno cientista da natureza”, com 44 classes da segunda série do ensino fundamental, perfazendo 1.320 crianças atendidas. Além disso, foram feitos atendimentos a oito grupos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), atividades para o corpo discente e docente da escola, com um total de 96 presentes. Na Base Ecológica foram atendidas 14 escolas de ensino fundamental e duas de ensino médio, perfazendo 300 alunos. Ainda na base ecológica foram atendidas 14 instituições onde se realizaram capacitações como para a polícia ambiental do estado de São Paulo da macrorregião de Campinas com atividades teórico-práticas. Para todas as atividades com as crianças ou grupos específicos é entregue os gibis em especial pela faixa etária que falam da serra do japi. Foram realizadas 5 rodas de conversa com 221 inscritos e todas disponibilizadas pelo canal da FSJ do Youtube https://www.youtube.com/@FundacaoSerradoJapicom já 415 visualizações.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Em 2021 foi elaborado o Diagnóstico do Plano Municipal de Educação Ambiental, onde foi incluída a FATEC. Ainda é necessário elaborar metas, incluir as ETECs e demais escolas de ensino superior do município. Foram desenvolvidos e impressos dois gibis para crianças e jovens sobre a Serra do Japi, a serem entregues nas atividades de campo com crianças tão logo voltem às atividades presenciais na Serra. Já em 2022, cada escola que visitou a Serra do Japi, do ensino infantil à pós-graduação, pode participar de atividades de educação ambiental, prática ou como transmissão de conhecimento sobre a Serra e sua história evolutiva. Ao longo do ano, muitos alunos das 2ªs séries da Escola Inovadora do município, visitaram a Serra, onde os educadores optaram pelo conteúdo ofertado do nosso Programa “Pequeno Cientista da Natureza”, realizado na sede da Fundação Serra do Japi, em que todas as atividades de educação ambiental realizadas na Base ecológica atenderam alunos de ensino médio de escolas de Jundiaí, Campinas e região. Além disso, vale destacar que, com o retorno das aulas presenciais, as atividades estabelecidas no Plano Municipal de Educação Ambiental foram retomadas.Em 2023 as atividades de educação ambiental continuam a ser realizadas na sede da FSJ e na Base ecológica atendendo a demanda no caso da sede da FSJ para realização do programa “pequeno cientista da natureza”, onde foram recebidas 44 classes da segunda série do ensino fundamental perfazendo 1.320 crianças atendidas. Além disso, foram realizados atendimentos a 8 grupos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), atividades para o corpo discente e docente da escola, com um total de 96 presentes, sendo que ambas atividades são disponibilizadas pela Unidade de Educação. Na base ecológica foram atendidas 14 escolas de ensino fundamental e 2 de ensino médio, perfazendo 300 alunos. Ainda na base ecológica foram atendidas 14 instituições onde se realizaram capacitações como para a polícia ambiental do estado de São Paulo da macro região de Campinas com atividades teórico práticas. Também foram realizadas atividades teórico-práticas em programas da UGPS (Caps, idosos ambos 2 grupos, Banho de Floresta da Saúde, locais diferentes, programa INOVa da UNICAMP, seminaristas 2 grupos, Museu da água de Indaiatuba), atividade da Guarda Municipal de Jundiaí com integrantes de outras corporações do estado de São Paulo, IPA do estado de São Paulo. Para todas as atividades com as crianças ou grupos específicos é entregue os gibis em especial pela faixa etária que falam da serra do japi. Foram realizadas 5 rodas de conversa com 221 inscritos e todas disponibilizadas pelo canal da FSJ do Youtube (https://www.youtube.com/@FundacaoSerradoJapi) com já 415 visualizações.