Potencializar as parcerias internacionais visando o ingresso de Jundiaí nas redes internacionais de cidades.

Programa de Governo: Governança Eficiente e Responsável

Unidade (s) Responsável (is): UGDECT

O que foi feito:

Jundiaí deu entrada na WLO (Organização Mundial do Lazer) e foi feita a primeira parceria de intercâmbio cultural com uma escola estrangeira (Doral, EUA). Em 2022, Jundiaí iniciou os trâmites para se tornar cidade-irmã de Gaoyou, na China, que se destaca na agricultura, turismo, indústria, tecnologia e serviços. No final de 2022 a administração chegou à etapa final da certificação de Jundiaí como uma cidade inteligente e conectada.
Em 2023, Jundiaí ampliou sua inserção internacional com eventos e iniciativas marcantes. Em março, a cidade sediou o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, reforçando seu compromisso com políticas públicas infantis. Destacou-se em novembro ao liderar a criação de uma Unidade Temática sobre Infâncias na rede de Mercocidades (https://mercociudades.org/pt-br/), consolidando sua posição como coordenadora durante a 28ª cúpula da rede. Além disso, a participação no Seminário de Diplomacia das Cidades em dezembro evidenciou o papel de Jundiaí na diplomacia e relações internacionais municipais. 
Ainda no âmbito da rede internacional Mercocidades, ao longo do ano foram realizadas diversas reuniões virtuais com cidades da Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru e Chile. Também foi renovado o contrato com a rede internacional Mastercard CityPossible. Participação na missão internacional organizada pela Frente Nacional de Prefeitos para o evento SmartCity Expo World Congress, em Barcelona (novembro/23). 
Participação na missão internacional organizada pela Frente Nacional de Prefeitos para Portugal, em abril/23. Jundiaí foi uma das sedes da Conferência Internacional – Espaços Naturalizados para as Infâncias, organizada pelo Instituto Alana no mês de setembro/23. Realizado pela primeira vez na América Latina, o encontro teve a participação de profissionais de diferentes pontos do Brasil e do mundo. 
Em outubro/2023, Jundiaí liderou uma missão internacional da Rede Brasileira de Cidades das Crianças para a Espanha em junho/2023, a política de desemparedamento da escola, implantada na rede municipal de educação, foi selecionada como uma das finalistas de Conferência internacional promovida pela Children & Nature. Participação no Shift Summit, realizado em Bend, Oregon (EUA) em setembro/23. Com o tema “Integração da Natureza e da Saúde Preventiva para os Seres Humanos e o Meio Ambiente”, Jundiaí apresentou o receituário do brincar, política implantada na rede municipal de saúde.

Clique no link leia mais, abaixo, e conheça a íntegra desta iniciativa.

Foi iniciada a entrada do município na WLO – Organização Mundial do Lazer e também foi feita a 1º parceria de intercâmbio cultural com uma escola internacional (Doral/USA). O ano de 2022 foi muito marcante para o processo de internacionalização de Jundiaí. Neste ano, tendo sido intermediada pela InvestSP, Jundiaí está prestes a se tornar “cidade irmã” da cidade chinesa Gaoyou, cidade esta que se destaca no cenário chinês nos campos da agricultura, turismo, indústria, tecnologia e serviços (a formalização dessa importante parceria está prevista para fevereiro/2023). Visando potencializar as parcerias internacionais, a cidade passou a integrar a Mercocidades (https://mercociudades.org/pt-br/), rede sediada no Uruguai e que tem por objetivo potencializar a identidade e a integração regional para assegurar o desenvolvimento das cidades e o bem-estar na América do Sul. No final de 2022 a gestão chegou à etapa final de certificação de Jundiaí como uma cidade inteligente e conectada dentro das normas internacionais de qualidade ISO (International Organization for Standardization). Tal qualificação vem sendo realizado através da parceria entre a prefeitura e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Vale destacar que a obtenção de tal selo de qualidade, levará à construção de melhores indicadores municipais, padronização dos serviços, melhoria nos processos e aumento na confiabilidade na gestão municipal, na qualidade na prestação dos serviços públicos e na busca, ao redor do mundo, por ter Jundiaí como cidade parceira.
Em 2023, Jundiaí ampliou sua inserção internacional com eventos e iniciativas marcantes. Em março, a cidade sediou o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, reforçando seu compromisso com políticas públicas infantis. Destacou-se em novembro ao liderar a criação de uma Unidade Temática sobre Infâncias na rede de Mercocidades, consolidando sua posição como coordenadora durante a 28ª Cúpula da rede. Além disso, a participação no Seminário de Diplomacia das Cidades em dezembro evidenciou o papel de Jundiaí na diplomacia e relações internacionais municipais. Ainda no âmbito da rede internacional Mercocidades, ao longo do ano foram realizadas diversas reuniões virtuais com cidades da Argentina, Uruguai, Bolívia, Peru e Chile para fomentar a troca de experiências e boas práticas nas áreas de atuação das Unidades Temáticas, como educação, planejamento urbano, acessibilidade, entre outras. Também foi renovado o contrato com a rede internacional Mastercard CityPossible. Participação na missão internacional organizada pela Frente Nacional de Prefeitos para o evento SmartCity Expo World Congress, em Barcelona (novembro/23). Participação na missão internacional organizada pela Frente Nacional de Prefeitos para Portugal, em abril/23. Jundiaí foi uma das sedes da Conferência Internacional – Espaços Naturalizados para as Infâncias, organizada pelo Instituto Alana no mês de setembro/23. Realizado pela primeira vez na América Latina, o encontro teve a participação de profissionais de diferentes pontos do Brasil e do mundo. Em outubro/2023, Jundiaí liderou uma missão internacional da Rede Brasileira de Cidades das Crianças para a Espanha em junho/2023, a política de Desemparedamento da escola, implantada na rede municipal de educação, foi selecionada como uma das finalistas de Conferência internacional promovida pela Children & Nature, organização norte-americana que reconhece melhores práticas de promoção do contato das crianças com ambientes naturais. Participação no Shift Summit, realizado em Bend, Oregon (EUA) em setembro/23. Com o tema “Integração da Natureza e da Saúde Preventiva para os Seres Humanos e o Meio Ambiente”, Jundiaí apresentou o receituário do brincar, política implantada na rede municipal de saúde.