Mapa de vacinação antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica de 2018 irá ocorrer entre os dias 13 de agosto e 01 de setembro, com equipes distribuídas em 157 postos de vacinação.

A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente principalmente na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal tanto para os animais quanto para as pessoas. Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura.

A despeito de estar controlada nas populações caninas e felinas, ainda há circulação do vírus em nosso município, principalmente em populações de animais silvestres, como os morcegos.

Assim, a vacinação antirrábica anual, além de obrigatória por lei, é a melhor forma de proteger os cães e gatos, e consequentemente os humanos, desta grave doença.

Público alvo:
Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, e que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que o médico veterinário que os assistem autorize).

Orientações gerais:

  • Todos os animais devem ser levados aos postos de vacinação por adultos;
  • Os cães devem portar coleira e guia;
  • Os gatos devem estar devidamente contidos em caixas de transporte ou em fronhas/sacos de estopa;
  • Não são fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa;
  • Não é realizada vacinação em domicílio na área urbana. Exceção, apenas, aos proprietários que possuem no mínimo 10 animais no mesmo imóvel e realizem cadastro prévio*.

* O cadastro deve ser realizado na Unidade de Vigilância de Zoonoses, entre os dias 16 de julho e 01 de setembro. O interessado deve estar munido de RG ou CPF e de comprovante de endereço.