PPA 2022-2025
Clique nos links abaixo e acesse os arquivos do PPA 2022-2025:
- Relatório Anual de Monitoramento do PPA ano-base 2023
- Relatório Anual de Monitoramento do PPA ano-base 2022
- Lei 9.673/21 - PPA 2022-2025
- Audiência Pública Legislativo_PPA 2022-2025 - Vídeo
- Apresentação - Audiência Pública Legislativo_PPA 2022-2025
- Projeto de Lei do PPA 2022-2025
- Ata - Audiência Pública_PPA 2022-2025
- Audiência Pública Executivo_PPA 2022-2025 - Vídeo
- Apresentação - Audiência Pública Executivo_PPA 2022-2025
- Edital de Chamamento - Audiência Pública PPA 2022-2025
- Relatório Consulta Pública PPA 2022-2025
- Relatório Consolidado – Oficina com o Comitê das Crianças
- PPA 2022-2025: Conceitos, Metodologia e Atividades
- Live: PPA JUNDIAÍ 2022-2025
- Relatório Consolidado – Grupos Focais
- Relatório - Pesquisa de Opinião Pública_Telefone
- Decreto 29.886 de 08 de Abril de 2021 - Elaboração do PPA 2022-2025
PPA 2018-2021
Clique nos links abaixo e acesse os arquivos do PPA 2018-2021:
- Relatório Final de Execução do PPA 2018-2021
- Relatório Anual de Monitoramento do PPA ano-base 2020
- Relatório Anual de Monitoramento do PPA ano-base 2019
- Relatório Anual de Monitoramento do PPA_ano-base 2018
- Lei nº 8.862/17
- Lei nº 9.059/18, que altera a Lei nº 8.862/17
- Audiência Pública Legislativo
- Audiência Pública Executivo
- Mensagem e Metotologia PPA 2018-2021
Monitoramento PPA
➜Conceito
Introduzido pela Constituição Federal de 1988 (art. 165, § 1º), o Plano Plurianual é a peça de planejamento com validade de quatro anos, aprovada no primeiro ano de mandato do Prefeito e válido para os quatro anos seguintes. O PPA, como é conhecido, reúne um conjunto de programas e ações governamentais organizados a partir das competências e atribuições de cada área de governo.
O planejamento das políticas públicas do município de Jundiaí tem o Plano Plurianual (PPA) como um de seus principais instrumentos, com a função de aprimorar a ação governamental, juntamente com outras ferramentas importantes, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
O PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.
O processo de planejamento compreende a escolha de políticas públicas capazes de combater os problemas enfrentados pela sociedade em um ambiente no qual os recursos (financeiros, organizacionais, informacionais e tecnológicos) são limitados.
É por meio dele que se definem os rumos pretendidos. Entre as múltiplas funções desempenhadas pelo planejamento, merece destaque sua contribuição para expressar as prioridades de governo.
Estabelecer diretrizes, objetivos e metas para a administração pública é tarefa que combina aspectos políticos e técnicos. Nesse sentido, ainda que as diretrizes sejam fixadas pelos atores políticos, é indispensável que os compromissos a serem formalizados na Lei do PPA observem critérios e procedimentos legais e técnicos, de forma a garantir viabilidade, confiabilidade e efetividade ao planejamento.
➜Conheça o PPA
A gestão pública em Jundiaí sempre foi pautada pela organização financeira e sua capacidade em fazer do planejamento estratégico um instrumento de coordenação de políticas públicas e suas entregas para a sociedade: uma visão de futuro bem definida. O equilíbrio das contas, a transparência das ações e a responsabilidade fiscal sempre foram tratados com a seriedade necessária a qualquer governo.
Com conceitos modernos e bem definidos, a metodologia empregada na construção do Plano Plurianual retomou os princípios que norteiam o bom planejamento municipal, com foco na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos jundiaienses, no monitoramento intensivo das ações propostas e no reequilíbrio das contas públicas.
Elaborado sobre bases sólidas, o Plano Plurianual do Município de Jundiaí é sustentado por três pilares norteadores:
1. Estabelecimento de um novo modelo de gestão, alicerçado em inovadores métodos de trabalho e estruturado sob um moderno conceito de Plataformas de Serviços, um olhar para a multissetorialidade das políticas públicas;
2. Observância das diretrizes estabelecidas tanto no Plano de Governo proposto pelo Prefeito como no Plano Diretor, nos Planos Setoriais e nas demandas apresentadas pela sociedade ao longo do processo participativo de elaboração do PPA;
3. Reequilíbrio da situação financeira e orçamentária do município, fator decisivo e limitante no alcance dos anseios da sociedade e, portanto, a exigir um árduo desafio na determinação das escolhas e das priorizações.
Partindo dessas premissas, o que o PPA se propõe a fazer é construir, para o período de quatro anos – sem perder, entretanto, uma visão de longo prazo – fortes relações intersetoriais nos diversos órgãos da administração, uma visão sistêmica sobre o planejamento, a fim de incrementar a eficiência da sua atuação.
Chamado de “Cadeia de Resultados” o modelo metodológico adotado, representado pelo diagrama abaixo, sintetiza os principais conceitos do Plano Plurianual
A camada externa do diagrama apresenta os macrodesafios da gestão: são as dimensões de transformação da cidade, que carregam em seu contexto os objetivos estratégicos que balizam todo o planejamento. É a partir dessa visão que são estruturados os planos de ação para cada área. As Dimensões Transformadoras e seus Objetivos Estratégicos foram concebidos tendo como principal raiz o Plano de Governo proposto pelo Prefeito durante o processo eleitoral. São os compromissos com o desenvolvimento e a transformação desejada pela sociedade.
Em sua segunda camada – o nível tático do processo de planejamento – o diagrama mostra as Plataformas de Serviços: um arranjo moderno da estrutura organizacional da administração municipal e que formam o mecanismo necessário para garantir a integração, ou seja, a intersetorialidade entre as áreas prestadoras dos serviços à população como educação, saúde, cultura entre outras. São atrelados às Plataformas de Serviços os Programas de Governo, formando a terceira camada do diagrama.
Os Programas (temáticos ou de apoio à gestão), em sua essência, são os instrumentos de organização para o enfrentamento dos problemas da cidade. Estruturados em temas de grande relevância para a sociedade, apresentam objetivos claros e coerentes com as demandas da cidade. Sua concepção parte, também, das propostas trazidas pelo Plano de Governo, mas, especialmente, das diretrizes estabelecidas no Plano Diretor e das demandas trazidas pela sociedade durante o processo de elaboração do PPA.
Por fim, nas camadas internas do diagrama, estão as Ações (atividades, projetos ou operações especiais) que se articulam em conjuntos e são atreladas diretamente aos Programas no intuito de atingir seus objetivos. Este é o nível mais operacional da estrutura, em que as Unidades de Gestão são as responsáveis diretas pela execução das ações. É nesse ponto, muito importante, que o plano estratégico se conecta com o plano orçamentário, que definirá a alocação dos recursos da forma mais eficiente para o alcance dos resultados propostos
➜Contato
Em caso de dúvidas sobre o Plano Plurianual, entre em contato com a
Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) / Unidade Central de Planejamento e Governança (UCPG).
Diretor: Fernando Luís Polo
Equipe Técnica: Diego Oliveira, Tiago Gonçalves e José Roberto Nicolai
Contato pelo email ucpg@jundiai.sp.gov.br
➜