Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

Programação

Jundiaí celebra a Semana do Meio, entre os dias 4 a 10 de junho, com atividades organizadas por várias Unidades de Gestão e colaboradores. No período, serão debatidos temas relacionados aos biomas existentes no município, bem como ações para a preservação e conservação ambiental. Segundo dados da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), o município conta com 28% do território coberto por remanescentes florestais protegidos e áreas preservadas por lei, incluindo a Serra do Japi.

De acordo com a diretora do Departamento de Meio Ambiente da UGPUMA, Renata Freira, a cidade está amparada por legislações protetoras do meio ambiente. “A Serra do Japi é tombada, temos a legislação que proíbe as queimadas, além do Plano Diretor que proíbe o corte de maciços florestais em estado médio e avançado de desenvolvimento. Esse amparo legal favorece a proteção dos biomas, incluindo a fauna silvestre. Ainda existem outros ações com o intuito de preservar os remanescentes florestais que serão apresentados durante a Semana do Meio Ambiente, como o Programa Nascentes Jundiaí com foco principal nas áreas de mananciais de Jundiaí e os resultados preliminares do Projeto Estrada Parque Santa Clara – Morangaba na Serra do Japi”, adianta.

A abertura do evento, no auditório do Paço Municipal, dia 4 às 15 h, contará com a participação do Prefeito Luiz Fernando Machado, palestra sobre “Restauração da Mata Atlântica e Serviços Ecossistêmicos”, com o professor Ademar Ribeiro Romeiro/Unicamp. Antecedendo a palestra, será feita a apresentação do “Programa Nascentes Jundiaí” pela engenheira Florestal Ana Maria Pires para fomentar o debate acerca dos avanços e desafios em Jundiaí.

A Semana conta com programação extensa. Os interessados em participar das palestras, seminários e atividades devem se inscrever antecipadamente.