Saiba mais

Para que Jundiaí possa perseguir seu objetivo de se transformar em uma cidade inteligente e conectada, é necessário fazer todas as engrenagens da cidade funcionar, com o objetivo de impactar as três dimensões do desenvolvimento como, fomento da economia, aumento da qualidade de vida dos cidadãos e eficiência nas operações urbanas. Portanto, nosso projeto está baseado no tripé de sustentabilidade econômica, social e digital.

Construir um ecossistema de inovação, que permeie toda a cidade, permitirá melhorar a dinâmica da economia local, pois investimentos em tecnologias para cidades inteligentes é um fator positivo para o município atrair empresas internacionais e nacionais de ponta e empregos de qualidade, além de ampliar a oferta de oportunidades para nossos jovens talentos.

É importante frisar que o Projeto de Lei de Inovação modernizará a legislação atual, datada de 2013, e vai disparar uma agenda intensa de desenvolvimento, com a execução de programas de apoio e estímulo a startups e empresas de espírito inovador, projetos e pesquisas acadêmicas para aumentar a produtividade por intermédio da ciência e da tecnologia, modernizar a gestão municipal, além de criar espaços públicos destinados ao empreendedorismo de base tecnológica. Todas essas iniciativas irão dinamizar a política de desenvolvimento do município.

Ter uma legislação municipal moderna é o primeiro passo para ancorar a construção deste futuro que estamos projetando. E faremos isso considerando as recentes modificações trazidas pelo “Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação” (Lei Federal nº 13.243/2016) e as regulamentações instituídas pelo Decreto nº 9.283/2018, entre outras normas editadas pelo Governo Federal.

E para iniciar este processo, estamos propondo estabelecer 10 objetivos estratégicos. Para tanto, queremos conhecer a sua opinião nesta pesquisa que segue. Esses objetivos são compromissos que nortearão a elaboração do Projeto de Lei de Inovação do Município de Jundiaí, e estão em sintonia com a “Agenda 2030” formada pelos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU – Organização das Nações Unidas.

Esta pesquisa ficará disponível de 20 de abril até o dia 06 de maio de 2021. E, no dia 29 de abril, o Governo Municipal promoverá uma Audiência Pública digital para ampliar a participação da sociedade na construção deste importante projeto. Estamos convidando cidadãos, gestores públicos e privados, entidades e instituições sociais, universidades, empresas, ONGs, associações representativas, profissionais liberais, empreendedores, investidores, estudantes, educadores, etc.

Conheça os 10 objetivos estratégicos e ajude-nos a construir uma Jundiaí cada vez mais humana, inteligente, conectada, criativa, empreendedora e sustentável.

“Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a instituir medidas para o desenvolvimento econômico sustentável, com vistas aos seguintes objetivos:

1. Promoção de ambientes de apoio ao empreendedorismo e pequenos negócios inovadores e de base tecnológica;

2. Fortalecimento de ações para promoção do empreendedorismo baseado na ciência, tecnologia e inovação;

3. Estímulo à cultura empreendedora e inovativa, a germinação de ideias e a criação de projetos sustentáveis;

4. Apoio e incentivo à capacitação profissional e tecnológica e à pesquisa acadêmica e empresarial;

5. Instituição de programas de apoio e estímulo para pequenas empresas de base tecnológica;

6. Cooperação da Administração Municipal com demais atores do ecossistema local de empreendedorismo e inovação e a promoção da interação entre eles;

7. Incentivo e participação em ações de apoio científico e tecnológico para a melhoria da competitividade e divulgação de produtos e serviços para ampliação de mercados;

8. Fortalecimento de arranjos produtivos locais, comunidades e entidades sem fins lucrativos que visem à promoção da Política Pública de Desenvolvimento;

9. Estímulo à criação, aquisição e adoção de tecnologias inovadoras e sustentáveis pela Administração Pública Direta e Indireta e sua permanente atualização e aperfeiçoamento;

10. Atração e retenção de talentos, investimentos e mercados, e a constante melhoria do ambiente empresarial para o desenvolvimento pleno e sustentável de Jundiaí.