Biografias dos participantes

Francesco Tonucci (Frato)

Fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças

Francesco Tonucci é um renomado professor, psicólogo educacional e pesquisador associado do Instituto de Ciências e Tecnologias da Cognição do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália.

Dedicou grande parte de sua vida profissional à realização de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da criança, analisando seu pensamento, sua interação com o mundo, suas habilidades, suas necessidades e suas demandas educacionais.

É o idealizador e gestor do Projeto Internacional “A Cidade das Crianças”, em desenvolvimento na Itália, Espanha, Portugal, Suíça, França e nove países da América Latina, entre eles, o Brasil.

É um defensor incansável da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança.
Em homenagem à sua carreira e suas contribuições para a educação, desenvolvimento e inovação, já recebeu vários reconhecimentos como doutor honoris causa concedido por várias universidades na Espanha e América Latina, bem como o prêmio Comitê Espanhol do Ano 2019 da Unicef.

Em dezembro de 2022, o Presidente da República Italiana concedeu-lhe o título honorário de Comandante pelo mérito de sua carreira e pela importância de sua contribuição para nossa sociedade.

Sob o pseudônimo de Frato, Francesco Tonucci assina charges sobre questões de educação, cidade, brincadeira e infância que convidam ao questionamento do sistema e ao compromisso com a transformação da nossa sociedade.

Publicou dezenas de títulos, muitos dos quais traduzidos para várias línguas. Destacam-se entre eles: “Com olhos de criança”, “A criança nasce”, “A solidão da criança”, “Após três anos, é investigado”, “A Cidade das Crianças”, “Quando as crianças dizem chega”, “Por que meninas e meninos?”, e, recentemente, “Um vírus pode mudar a escola?”.

Lorena Morachimo

Coordenadora das Redes internacionais de Cidades das Crianças

Lorena Morachimo é uma educadora peruana, graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, na Especialidade de Educação Inicial.

Realizou pós-graduação em Pedagogia na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, Itália e na Universidade da Calábria em Cosenza, Itália.

Especializou-se em Educação a Distância e de Adultos na Universidade Nacional de Educação a Distância em Madri, Espanha.

De 1995 a 2002, dedicou-se ao ensino universitário, sendo professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru e coordenadora da especialidade de Educação para o desenvolvimento. Integrou a equipe do Projeto Educação e Cultura de Paz do Centro de Serviços de Pesquisa e Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde promoveu o treinamento de professores para 500 escolas em Lima e 16 cidades em todo o Peru.

Publicou diversos materiais para professores, manuais e artigos sobre educação ambiental, educação para a paz, educação ética e moral. Publicou também, juntamente com o professor Leonardo Piscoya, o livro “Questões Transversais e Desenvolvimento Sustentável: chaves para sua inserção na instituição educacional”.

Em 2001, por encomenda da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Peru, começou a promoção e difusão em Lima do projeto “Cidade das Crianças” de Francesco Tonucci.

Atualmente é membro do Laboratório Internacional “La cittá dei bambini” e pesquisadora do Instituto de Ciências e Tecnologias da Cognição do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. É a coordenadora da área Ibero-americana do Projeto Internacional “A Cidade das Crianças”.

Desde 2021, é presidente da Associação de Promoção Social Francesco Tonucci.

Alemberg Quindins

Alemberg Quindins é pesquisador, músico, empreendedor social, escritor e artista plástico autodidata e criou em 1992, junto com sua companheira Rosiane Limaverde, a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, na cidade de Nova Olinda, Ceará.

​Recebeu comendas de Cavaleiro na Ordem do Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura do Brasil (2004); Medalha do Mérito da Farroupilha, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (2007); Comenda João Luiz Ramalho de Oliveira, pelo Sistema Fecomércio Ceará (2014); Medalha da Abolição, pelo Governo do Estado do Ceará (2017); Título de Dr. Honoris Causa em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2018); e Título de Notório Saber em Cultura Popular, pela Universidade Federal do Ceará (2019).

​Como consultor da Unicef participou da criação dos programas de rádio de criança para criança junto às rádios nacionais de Angola e Moçambique. Foi gerente de cultura do SESC Rio de Janeiro (2018) e, atualmente, é assessor de relações institucionais do SESC Ceará.

Foi professor do Curso de Pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea do Itaú Cultural e Instituto Singularidades (2017 – 2019) e é professor do Curso de Pós-graduação Latu Sensu em Arqueologia Social Inclusiva pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Investigador do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio (CEAACP) da Universidade de Coimbra, Portugal.

María Julia Garcete Yegros

María Julia Garcete Yegros é paraguaia, formada em Serviço Social pela Universidade Nacional de Assunção (UNA), em 1994. Sua ênfase profissional está na área dos Direitos das Crianças e dos Adolescente, na formulação de políticas públicas e, desde 2010, especializou-se em Primeira Infância.

Desenvolveu a docência universitária na Faculdade de Ciências Sociais da UNA, na Faculdade de Educação Inicial San Andrés/UEP, na Faculdade de Psicologia da UNIBE e no INAES em instâncias de especialização.

É Mestra em Metodologia de Pesquisa Científica, pela UNIBE. Integrou a Equipe Nacional da Primeira Infância, responsável por elaborar estudos para o Plano Nacional para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância no Paraguai e da Coordenação Nacional.

Participou das iniciativas de elaboração de leis para Promoção e Proteção à Maternidade e ao Aleitamento Materno, publicidade com conteúdo educativo, criação do Programa Nacional de apoio à estimulação oportuna PRONAES, bom tratamento e erradicação da violência contra meninas, crianças e adolescentes, entre as iniciativas mais relevantes.

Desde julho de 2023, é Diretora Geral do Instituto Interamericano da Criança e do Adolescente da Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Montevidéu, no Uruguai.

David Duarte

David Duarte é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), pós-graduado em Direito e Processos Constitucionais, também pela UNIFOR, e em Direito Eleitoral, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), além de mestre em Direito Constitucional, pela UNIFOR. Foi coordenador jurídico da Secretaria da Educação e da Assessoria Parlamentar da Prefeitura Municipal de Fortaleza, além de consultor jurídico partidário. Atualmente é chefe do gabinete da Prefeitura de Sobral e o ponto-focal do Município junto à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Eleitoral, Administrativo e Tributário.

Kaio Dutra

Kaio Dutra é o atual secretário do Trânsito e Transporte de Sobral (CE). Possui Doutorado em Engenharia e Ciências de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de Mestrado, pós-graduação e graduação em Engenharia Mecânica, também pela UFC. Atuando na área de Engenharia de Transportes desde 2016, foi servidor federal e também professor do Ensino Superior até 2021, além de ter atuado como Engenheiro de projetos e equipamentos junto à iniciativa privada, entre os anos 2010 e 2015.