Cidade das Crianças

Qualidade de vida

Conciliar geração de oportunidades com qualidade de vida: a gestão municipal tem papel crucial nesta função

LUGAR NO RANKING DO ÍNDICE DE DESAFIOS DA GESTÃO MUNICIPAL 2021 (IDGM)

Fonte: IDGM, 2021. Macroplan

NO QUESITO INDICADORES ECONÔMICOS, SUBCATEGORIA PADRÃO DE VIDA

Fonte: Austin Rating, Editora Três e Revista IstoÉ

MELHOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DO ESTADO

Fonte: Atlas do Desenvolvimento Humano

ENTRE AS CIDADES MAIS SEGURAS DO BRASIL CONSIDERANDO AS COM MAIS DE 300 MIL HABITANTES

Fonte: IPEA

100%

do esgoto gerado é tratado

Fonte: Trata Brasil

Segurança


Uma das cidades mais seguras do Brasil

entre as cidades mais seguras do Brasil considerando as com mais de 300 mil habitantes

Fonte: IPEA

A qualidade de vida em Jundiaí também pode ser medida pelos seus índices de segurança: no estudo Atlas da Violência 2019, produzido pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e que considera os municípios com mais de 100 mil habitantes, Jundiaí aparece como a 6ª cidade mais segura do País no ranking geral, e em primeiro lugar como a mais segura, considerando apenas as cidades com mais de 300 mil habitantes. Para garantir a manutenção ou mesmo melhorar esses índices, a cidade conta com um moderno sistema de monitoramento por câmeras (OCR), que permite fazer leitura de placas de veículos.

O Plano Municipal de Segurança, em um trabalho alinhado com as forças da Polícia Civil e Militar, conta com programas como o Bairro Seguro, com a presença de bases móveis no Centro e na Ponte São João, e o Anjos da Guarda, que melhorou a ronda escolar e o zelo com a segurança dos bairros.

Meio Ambiente


Preservação e Biodiversidade

Maior patrimônio natural de Jundiaí, a Reserva Biológica da Serra do Japi é orgulho da cidade e uma importante atração turística.

Sua preservação e biodiversidade são símbolos da preocupação municipal com o desenvolvimento sustentável e com respeito aos recursos naturais.

Na Serra do Japi também se desenvolvem ações de educação ambiental, por meio da rede municipal de ensino, bem como outras políticas públicas que visam a participação efetiva da comunidade.

Iniciativas que garantem à cidade o selo ambiental “Município Verde Azul” (3º lugar | 2016).

Agronegócio


Apoio e Valorização do Produtor Local

Jundiaí conta com diversos programas e serviços que contribuem para o fortalecimento do setor agrícola e agroindustrial, sempre com foco no escoamento da produção e o consumo local, e em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Entre eles, estão:

  • Serviço de Inspeção Municipal (SIM Jundiaí) – Inspeção e registro das agroindústrias e empresas de pequeno porte que produzem alimentos de origem animal.
  • Campo Limpo – Descarte correto das embalagens de agroquímicos.
  • Análise de Solo – Serviço gratuito de análise química e física para diagnóstico do solo e recomendação de correção e adubação para propriedades produtivas.
  • Jundiaí Orgânicos – Desenvolvimento da agricultura orgânica no município.
  • Nascentes Jundiaí – Auxílio gratuito na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), principalmente em torno de nascentes e cursos d’água de propriedades rurais produtivas.
  • Programa Municial de Apoio do Cultivo Protegido – Subvenção para o estímulo da proteção da produção com plasticultura, estufas e tela antipássaros.

O agronegócio de Jundiaí tem características que fornecem condições especiais para que a cidade se fortaleça no setor sustentável e amplie as políticas públicas de apoio ao produtor rural. É o primeiro município do Brasil que entende a importância do estímulo a tecnologias que minimizem os efeitos das mudanças climáticas na produção agrícola.

Turismo


Turismo rural e cultural, parques, gastronomia, adegas, vinícolas e muito mais

Jundiaí oferece produtos turísticos diversificados e organizados em cinco rotas: a Rota do Castanho, a da Cultura Italiana, a do Vinho, Rota da Uva, a Rota da Terra Nova e a do Centro Histórico.

Classificada como município de interesse turístico pelo Governo do Estado de SP, Jundiaí conta, atualmente, com mais de 3.500 empresas neste segmento, o que representa 7% do total da cidade.

O turismo na cidade tem aumentado nos últimos anos, alcançanto mais de um milhão de visitantes em 2019, número que se repetiu com a recuperação do setor ocorrida em 2021.

O turismo de lazer, com ênfase no turismo rural, gastronômico, cultural, enoturismo e ecoturismo se destaca, com mais de 70% dos visitantes. No turismo rural, o segmento mais representativo, Jundiaí conta com mais de 60 atrativos e o número de empreendimentos no setor vem crescendo a cada ano.

Jundiaí tem tradição histórica da produção de frutas, belas paisagens rurais, cultura tradicional nos bairros, com a presença do imigrante italiano e de outras nacionalidades, e valoriza a preservação da memória, da sua história e do saber-fazer de toda a comunidade.

A cidade recebeu o Prêmio Top Destino Turístico na categoria Turismo Rural, da ADVB (Associação de Dirigentes de Vender e Marketing do Brasil), nas duas últimas edições do evento, em 2019 e 2021.

Cultura


Ações que incentivam a arte e a cultura

A Cultura do município tem recebido investimentos importantes. Apenas em 2022, são mais de R$ 2,2 milhões para os corpos artísticos, exposições de Artes Visuais e realização de festivais, como o Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), o Enredança e o Festival de Curtas-Metragens.

A manutenção de espaços culturais foi mantida durante a pandamia, aproveitando o período em que os equipamentos permaneceram fechados.

Mais de R$ 1,4 milhão foram investidos na reforma do centenário Teatro Polytheama.

O Complexo Fepasa, único patrimônio municipal tombado em nível federal pelo IPHAN, também tem recebido diversas intervenções, como a criação de uma grande área parque, sem acesso a carros, em sua ala histórica.

Assim como a Cia. Jovem de Dança, retomada em2018 com formato jovem, e os demais corpos artísticos, de teatro e de música, mantendo seus núcleos profissionais, também terão um viés mais jovem.

Em 2022, a Orquestra passará a ser Sinfônica, com o acrescimo de instrumentos de sopro aos de corda já em sua composição.