Conheça seu Bairro

O projeto Conheça seu Bairro tem por objetivo oferecer à população de Jundiaí um instrumento para o conhecimento de sua própria realidade e, consequentemente, o fortalecimento das práticas de cidadania. Este conhecimento é, certamente, fundamental para que possamos, todos, planejar o futuro da cidade que é, também, o nosso próprio futuro.

O Conheça seu Bairro teve sua primeira versão em 1996, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. Nessa época, a população era de 291.946 habitantes* e havia 52 bairros no município, sendo 6 deles chamados de bairros isolados (Currupira, Ivoturucaia, Poste, Rio Acima, Santa Gertrudes, Traviú) conforme a Lei Complementar n° 188, de 1996. Em 2004, foi publicada a segunda versão do Conheça seu Bairro, apresentada em uma pequena caixa com folhetos que traziam informações, imagens e mapas relativos a cada um dos bairros do município de Jundiaí, agrupados de acordo com as regiões nas quais se localizam. Em 2021, o projeto foi retomado para atualização dos dados, em formato digital. Em face do adiamento do Censo Demográfico pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por conta da pandemia de Covid-19, as informações disponíveis ainda são do Censo de 2010, quando a população de Jundiaí era de 370.126 habitantes*, mas já permitem uma análise do crescimento urbano nas últimas décadas.

A coleta do próximo Censo Demográfico está prevista para ocorrer entre os meses de agosto a outubro de 2022. Tão logo os resultados da pesquisa nacional sejam publicados, o projeto Conheça seu Bairro será novamente atualizado.

Atualmente, com base no abairramento definido pela Lei Complementar n° 461, de 2008, o município tem 73 bairros, mais a Serra do Japi. Esperamos que este material possa contribuir para ampliar o conhecimento de moradores e visitantes sobre nossa cidade e despertar o interesse de todos por áreas ainda a serem descobertas.

Departamento de Urbanismo
Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente

* Fonte: IBGE, Contagem Populacional 1996 e Censo Demográfico 2010.