Complexo Fepasa
Construído pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro para abrigar as oficina de locomotivas à vapor da empresa teve suas obras iniciadas em 1890. A princípio as oficinas da empresa estavam localizadas em Campinas porém, devido ao tamanho limitado do terreno e a um surto de frebre amarela que atingiu a cidade de Campinas a empresa incia a construção das novas oficinas em Jundiaí
Com o desenvolvimento das atividades da companhia e devido aos avanços tecnológicos , dentre eles, a implantação da tração elétrica o prédio sofreu diversas intervenções e passou por várias reformas ao longo das décadas.
Nos anos 70, com a incorporação da Cia Paulista à Fepasa o prédio sofre as últimas intervenções significativas , é desta data também a maioria das plantas do edifício que possuímos.
Com a falência da Fepasa, sua inserção no Programa de Desestatização (1992) e posteriormente a privatização da malha ferroviária através da RRFSA, as antigas oficinas da Cia Paulista passam por um período incerto até ser adquirida em 2002, pelo município de Jundiaí. No período de 2002 a 2013 o Complexo Fepasa esteve sob gestão da Secretaria Municipal de Educação e Esportes passando à gestão da Secretaria de Cultura em 2014 e esta segue como gestora até os dias atuais.
Estação Ferroviária
A Estação Ferroviária de Jundiaí foi inaugurada pela São Paulo Railway em 16 de fevereiro de 1867. No início dos anos 1870, a partir de Jundiaí até Campinas, a estação passa a ser o ponto inicial dessa linha. Desde 1994, é administrada pela CPTM, e hoje faz parte da Extensão Operacional da Linha 7-Rubi.
A Ferrovia Santos-Jundiaí foi inaugurada em 1867, época em que se observava a crise do escravismo e a consequente alta do preço do escravo. Neste contexto, os grandes produtores rurais passaram a buscar novos trabalhadores e teve início o amplo processo de imigração, com a participação direta do Governo Federal.