156 completa 29 anos com 190 mil atendimentos por ano
Publicada em 11/03/2021 às 16:13
O serviço de atendimento 156 da prefeitura de Jundiaí completa nesta quinta-feira (11), 29 anos de atendimento aos munícipes. Hoje o sistema é totalmente automatizado e todas as solicitações registradas são encaminhadas diretamente ao responsável pela execução do serviço, – “o que agiliza o tempo de resposta para o usuário. O usuário, por sua vez, a partir do cadastro, consegue acompanhar passo a passo a sua solicitação até que ela seja concluída,” destaca o diretor administrativo da Cijun, José Luiz Ferragut.
Mas nem sempre foi assim. Quando o serviço foi implantado, a administração da época entendeu que era preciso estreitar a comunicação com o munícipe. Então, montou-se um pequeno grupo de mulheres e o treinamento aconteceu em Campinas, cidade que já contava com um serviço semelhante. “Fomos lá aprender e trouxemos para cá o conceito do 156. No começo era complicado, fazíamos tudo no papel. Cada reclamação era direcionada à secretaria e éramos nós mesmos que levávamos à mesa do secretário, hoje gestor. Depois, íamos buscar a resposta. Com o tempo a modernização chegou e hoje é tudo muito diferente”, conta Arlete Quirino, uma das primeiras funcionárias do sistema 156.
Hoje, o 156 foi reformulado e ganhou mais agilidade. Na unidade 2, a Cijun abriga, além do 156, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e a CAC (Central de Agendamento de Consultas).
No ano passado com a pandemia foi criado o canal de atendimento “Disque Coronavírus” e o CHAT Coronavírus e o CHAT Emocional (Coronavírus) que juntos somaram mais de 75 mil atendimentos de março 2020 a fevereiro de 2021. (veja tabela abaixo)
156 Coronavírus | 50.706 atendimentos |
CHAT Coronavírus | 22.161 atendimentos |
CHAT Emocional (Coronavírus) | 2.577 atendimentos |
Mas também é possível estabelecer vínculos trabalhando diariamente ao telefone e resolvendo problemas e reclamações da população, garante Arlete que tem inúmeras histórias para contar.
“Tenho várias histórias. Muitas me marcaram, como um senhorzinho que esteve presencialmente no 156 anos atrás que tinha o sonho de encontrar a filha que havia perdido contato fazia muito tempo e sentia falta, eu procurei em todos os registros da Prefeitura até que encontrei a filha dele no bairro Corrupira. Não tive dúvidas. Peguei o senhorzinho coloquei no carro e levei ao encontro da filha. Essa foi uma das cenas que mais marcou a minha trajetória no 156. A gente faz amizade. Já ajudei uma pessoa que veio do Paraná para prestar concurso da Prefeitura de Jundiaí e acabou se mudando para cá. Sou até madrinha de Crisma de uma pessoa que conheci aqui, através das linhas telefônicas”, conclui.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
04/11/2024
Covid-19: doses voltam a ser aplicadas na quarta-feira
-
21/10/2024
Nota Oficial — vacinação contra a Covid-19
-
01/10/2024
Nota Oficial: vacinação contra a Covid-19
Baixe as fotos desta notícia na resolução original