Entrega do HC São Bernardo será em abril

Publicada em 17/01/2013 às 20:44

A previsão de entrega do HC São Bernardo é para abril deste ano. Em uma área de 28 mil m², o espaço contará com 293 leitos e terá capacidade para realizar 10 mil consultas, 1,5 mil internações e 1,5 mil cirurgias por mês. Para a operação inicial, Arthur Chioro diz que entrarão em funcionamento 70 leitos, sendo 30 para clínica médica e 24 de ortopedia e traumatologia, além de serviço de neurocirurgia, com seis leitos e outros 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. O local ainda disponibiliza sala de aula, anfiteatro, área para acolher acompanhantes, entre outros benefícios.

Gigante
A obra chama atenção não só pela grandiosidade do prédio, mas pelo o que foi estudado para virar realidade. Sua concretização foi possível, conforme explica o secretário, pelo plano diretor da saúde, que investiu nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). “Não adiantaria ter um hospital novo sem reestruturar todo o atendimento da saúde da cidade, e foi o que fizemos”, disse.

Portas Fechadas
Com o início total da operação, mudanças irão acontecer na saúde de São Bernardo. O secretário Arthur explica que o novo hospital é municipalizado e funcionará no sistema “porta fechada”. “Em caso de urgência, o atendimento será feito no Pronto Socorro Central e o paciente, tendo a necessidade e estabilizado, é transferido para o HC.”

Estratégia
A escolha do local, segundo o secretário, foi estratégica já que “a área está próxima das rodovias Imigrantes e Rodoanel, e – em breve – terá o acesso ao Metrô. É um hospital com amplas salas de cirurgia com tecnologia de ponta e também com ala de RPA (Recuperação Pós Anestesia). Outro diferencial é a parte elétrica e ventilação de cada sala, que são independentes. Em caso de pane em uma, não para todo o andar”, explicou.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/01/17/entrega-do-hc-sao-bernardo-sera-em-abril/